A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Sexta-Feira jejum, 4ª Semana após Pentecostes

Rm 11, 25-36; Mt 12, 1-8 (Para ler os textos, clicar em cima das referências)

 

Contemplação do Evangelho de Cristo

“Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes”.

 

cristo_lecionario O Reino de Deus é um reino de compaixão. Quem não tem compaixão na alma, ainda não experimentou o Reino. Os ofícios da igreja, os jejuns e toda disciplina religiosa ensinadas não têm outra finalidade senão a de nos transformar à imagem de Cristo. O ícone que se vê ao lado é chamado de o “Cristo Pantocrator do Sinai”. Uma visão mais próxima da imagem chamará atenção para os oslhos de Cristo. Um parece severo e outro tenro . Esta disposição do olhar de Cristo é para lembrar que nele se cumpre as palavras do Salmo 84(85) “a misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram” (clique no ícone para ver a imagem ampliada e assim perceber melhor os detalhes).

Um dos terrenos mais escorregadios para a alma é o da religião, onde a falta de vigilância conduzirá ao néscio ao solo do saber insensível, onde o sagrado torna-se lugar comum, o “zelo” uma arma de destruição das almas, e a humildade sede lugar ao orgulho. Foi aí onde tropeçaram os escribas e fariseus. Por isto Cristo com veemência se opõe a eles e adverte os seus discípulos: “acautelai-vos do fermento dos fariseus”.

+ Mateus (Antonio Eça)

 

SANTORAL (UMA TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS)

20 de Junho (Calendário Juliano): São Metódio, Mártir Sacerdote e Bispo de Patáron

clip_image002São Metódio viveu no século VI d.C.. Homem de uma grande sabedoria e filantropia, Metódio foi rapidamente elevado ao topo da hierarquia da Igreja. Ele foi um eminente teólogo e o primeiro a negar os escritos hereges de Orígenes, de acordo com Jerônimo e Sócrates, historiador que foi bispo de Olimpo, em Lycia e, mais tarde, em Nefmático, na Fenícia, embora tenha sido mais conhecido como Bispo de Patáron, por seu famoso escrito no qual refletia sobre a ressurreição realizada naquela cidade. O santo foi martirizado na cidade grega de Jalkis no ano 311, sob o imperador Máximos. Entre os seus escritos destaca-se «Simpósio das dez Virgens».

Fonte: Ortodoxia.org
Trad.: Pe. André

Nenhum comentário: