A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Segunda-Feira, 6ª Semana após Pentecostes

Rm 16, 17-24; Mt 13, 4-9 (Para ler os textos, clicar em cima das referências)

Contemplação do Evangelho de Cristo

 

“porque àquele que tem se dará, e terá em abundância; mas aquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado”.

Quem são os pobres desta vida? Não são os que têm poucos recursos. Pobres são aqueles que não conseguem enxergar o potencial de riquezas nos recursos que possuem, sejam estes parcos ou largos. Deus, o Pai, gracioso, que faz o seu sol brilhar sobre justos e injustos e a chuva cair sobre bons e maus, a ninguém deixou sem recursos. A uns Ele deu um pomar e, a outros, uma semente, que se plantada e regada (trabalho humano) fornecerá ao seu possuidor um pomar.

Moisés, em sua limitação psicológica, quando inquirido pelo Criador sobre o que ele tinha nas mãos, lhe respondeu: um cajado. E foi com este cajado que ele libertou o seu povo do Egito.

O tanto quanto Deus é gracioso, também é justo, pois, a quem muito é dado (um pomar), muito será pedido; e a quem pouco é dado (uma semente) pouco será pedido. O que multiplicar por seu trabalho e empenho os poucos recursos recebidos, receberá grande recompensa, mas, ao que desprezar os recursos recebidos, indignado e frustrado, terá sua parte tirada e partilhada com que soube do pouco fazer o muito.

O maior dom de Deus aos homens é Ele mesmo que se doa no Filho (oferecido em sacrifício) e no Espírito Santo (derramado sobre todos os que crêem). Rejeitar ou desprezar estes dons é como recusar a água, o sangue, o pão e depois querer permanecer vivo.

Os fracassos espirituais e materiais não provêm Daquele que do Alto nos doa os bens, mas daquele que administra o que recebe.

+ Mateus (Antonio Eça)

 

 

SANTORAL (UMA TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS)

Sinaxis do Santo Arcanjo Miguel

Originalmente a comemoração do Santo Arcanjo Gabriel se dava em 26 de março. Acredita-se que a transferência da data aconteceu porque a data original coincidia com um período de uma Grande Festa, o que ofuscava a celebração daquele que anunciara as Boas Novas a Toda-Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria. De fato, é na presente data, que encontram-se listados nos livros litúrgicos, a partir do séc. IX, todos os milagres do Santo Arcanjo.

 

bannerArchLogo Igreja Ortodoxa no Brasil

Nenhum comentário: