A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Quarta-Feira, 6ª Semana após Pentecostes

Jejum

(Nos jejuns das quartas-feiras, a Igreja lembra a traição de judas a Cristo, suplicando a proteção Divina para não ser seduzida como Judas)

1 Cor. 2, 9-3, 8; Mt 13, 31-36 (Para ler os textos, clicar em cima das referências)

Contemplação do Evangelho de Cristo

 

cristo_lecionario

Cristo, grão de mostarda e fermento semeado pelo mundo

Cristo veio a este mundo para submetê-lo a Si próprio, para reivindicá-lo como Seu, para afirmar os Seus direitos sobre ele como senhor, para libertá-lo do domínio usurpado pelo inimigo, para Se manifestar a todos os homens, para Se estabelecer nele. Cristo é o grão de mostarda que se desenvolverá silenciosamente, acabando por cobrir a terra inteira. Cristo é o fermento que abre secretamente caminho na massa dos homens, dos sistemas de pensamento e das instituições, até que tudo fique levedado. Até então, o céu e a terra estavam separados; o projeto de graça de Cristo consiste em fazer de ambos um só mundo, tornando a terra paralela ao céu.
Ele estava neste mundo desde o começo, mas os homens adoraram outros deuses. Ele veio a este mundo na carne, «mas o mundo não O conheceu. Veio ao que era Seu e os Seus não O receberam» (Jo 1, 10-11). Mas Ele veio para levá-los a recebê-Lo, a conhecê-Lo, a adorá-Lo. Veio para integrar este mundo em Si, a fim de que, tal como Ele próprio é luz, também este mundo seja luz. Quando veio, não tinha «onde reclinar a cabeça» (Lc 9, 58), mas veio para constituir aqui um lugar para Si mesmo, para aqui constituir habitação, para aqui encontrar morada. Veio transformar o mundo inteiro na Sua morada de glória, este mundo que estava cativo das potências do mal.
Ele veio na noite, nasceu na noite escura, numa gruta. [...] Foi aí que primeiro repousou a cabeça, mas não o fez para aí permanecer para sempre. Não era Sua intenção deixar-Se ficar escondido nessa obscuridade. [...] O Seu objetivo era mudar o mundo. [...] O universo inteiro tinha de ser renovado por Ele, mas Ele a nada recorreu que já existisse, tudo criou a partir do nada. [...] Ele era uma luz que brilhava nas trevas, até que, pelo Seu próprio poder, criou um Templo digno do Seu nome.

Orígenes (cerca 185-253), padre e teólogo

Fonte: Evangelho Quotidiano

SANTORAL (UMA TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS)

São Vladimir, Príncipe de Kiev, Igual aos Apóstolos

 

Neto de Santa Olga, São Vladimir subiu ao trono de Kiev em 980. Embora sendo extremamente idólatra, ele foi iluminado pela graça de Deus, aceitou a fé cristã, e mudou completamente seus caminhos.Ele foi batizado em Cherson em 988, recebendo o nome de Basílio. A Fonte que curou sua cegueira espiritual, também o transformou em um homem manso, pacífico, e extremamente religioso, ele, outrora, um militar de grande truculência. São Vladimir, casou-se, em Constantinopla com Anna, irmã dos imperadores Constantino e Basílio. Diligentemente procurou difundir o cristianismo em todo o seu reino como um novo Constantino, destruindo todos os ídolos e levando todos os seus súditos a receberem o Santo Batismo. Ele repousou em paz, em 1015.

Nenhum comentário: