A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Terça-Feira, 5ª Semana após Pentecostes

Rm 14,9-18; Mt 12,14-16; 22-30

«João não era a luz, mas veio para dar testemunho» (Jo 1, 8)

sanluca_battista Glorioso Profeta João Batista

O facto de o nascimento de João ser comemorado quando os dias começam a diminuir e o do Senhor quando os dias começam a aumentar tem um significado simbólico. Com efeito, o próprio João revelou o segredo desta diferença. As multidões tomavam-no pelo Messias em razão das suas virtudes eminentes, e alguns consideravam que o Senhor não era o Messias, mas um profeta, devido à fragilidade da Sua condição corporal. E João declarou: «Convém que Ele cresça e que eu diminua» (Jo 3, 30). E o Senhor cresceu verdadeiramente porque, quando foi olhado como profeta, deu a conhecer aos crentes do mundo inteiro que era o Messias. João diminuiu, porque aquele que as pessoas julgavam ser o Messias lhs apareceu, não como Messias, mas como anunciador do Messias.
É normal, pois, que a claridade do dia comece a diminuir a partir do nascimento de João, dado que a sua reputação de divindade havia de desvanecer-se e o seu baptismo em breve desapareceria. Como também é normal que a claridade dos dias recomece a aumentar a partir do nascimento do Senhor, pois Ele veio à terra revelar a todos os pagãos as luzes de um conhecimento que, até então, só os judeus possuíam em parte, e difundir por todo o mundo o fogo do Seu amor.

São Beda, o Venerável (c. 673-735), monge,
Homilia II, 20; CCL 122, 328-330

(trad. Delhougne, Les Pères commentent, p. 487-488)

SANTORAL (UMA TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS)

24 de Junho (Calendário Juliano): Natividade do Venerável Profeta e Glorioso Precursor São João Batista

 

Natividade do Glorioso Profeta e Precursor São João Batista

Neste dia 24 de junho, os cristãos do Oriente e do Ocidente celebram o nascimento de São João Batista. Também coincide, nas duas tradições, a data em que se celebra o seu martírio em 29 de agosto. No Oriente bizantino, porém, as comemorações do grande Profeta e Precursor são, sem dúvida, mais numerosas. Com relação ao nascimento, os calendários bizantinos assinalam, no dia 23 de setembro, a data da concepção do «glorioso Profeta, Precursor João, o que batizou Jesus no Jordão». É comum iconografar São João Batista na forma de um Anjo. Com efeito «era mais que um homem», como diz o evangelho, e a palavra «mensageiro» em grego «ággelos», coincide com nossa tradução. Sendo um dos santos mais venerados no Oriente bizantino, é compreensível que muitas sejam as formas de representá-lo em ícones: encontramo-lo representado sozinho, ou em episódios da sua vida, especialmente o da sua decapitação.

A Igreja Ortodoxa também comemora no dia de hoje São Panaguiotis, o Novo Mártir. Este santo foi martirizado, em Constantinopla, por sua fé cristã, no ano de 1265, aos 20 anos de idade. Outra tradição registra que seu martírio teria ocorrido no dia 24 de junho de 1767. Suas relíquias se encontram na Igreja da “Fonte que dá a vida”, em Constantinopla.

Nenhum comentário: