A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Quinta-Feira, 5ª Semana após Pentecostes

Rm 15, 17-29; Mt 12, 46-13, 3 (Para ler os textos, clicar em cima das referências)

Contemplação do Evangelho de Cristo

“Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos...”

KSCAV63BA0CAWTJ2M4CAE7CSZQCAJMFNP7CA940Y31CAOE2QM5CAXLY6ABCA1KXYYYCA66M6GKCAXDHI68CAR3Z9HBCAA63DV5CACGZ43ECAA62CZGCACYVU0VCA3EO6YDCA1SUK9QCAUGJGRE

Santo Ambrósio de Milão, em seu comentário diz: “Somos Seus irmãos porque Sua Mãe ouviu a palavra e a pôs em prática”. De fato, pela desobediência de nossa primeira mãe, Eva, nos tornamos estranhos a Deus, mas, pela obediência da segunda Eva, Maria, Deus se encarnou e pode fazer a todos que o receberam seus irmãos, portanto, família de Deus. Todos os que cremos somos herdeiros da fé que habitou primeiro na Santa Mãe de Deus. Ela, a primeira a acolher Cristo, por sua obediência, gerou o Filho de Deus, sendo Mãe de todos os que crêem. Longe de desmerecer ou de esvaziar a importância de Sua Mãe, Cristo, na verdade lhe enaltece, pois, se a obediência a Deus faz de nós Seus parentes, quanto mais Aquela, que sem hesitação, se submeteu plenamente ao desígnio de Deus: “Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).

Nosso Grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, não desprezara sua Mãe com estas palavras, apenas queria demonstrar que o parentesco Divino não se alcança por herança ou descendência (não nasceram do sangue... João 1, 13), mas, pela obediência (a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem gerados filhos de Deus... João, 12).

Maria é a Mãe de todos os que obedecem a Deus, pois assim São João testemunha a revelação do Alto: “E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo” (Ap. 12:17). Esta mulher estava grávida é a mesma que ele vira vestida do sol (Ap. 12:1) e que estando grávida, dera à luz a um varão que regerá todas as nações, sendo arrebatado para Deus e para Seu trono (Ap. 12:5).

+ Mateus

SANTORAL (UMA TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS)

26 de Junho (Calendário Juliano): São João, bispo de Goths

 

São João é venerado nas igrejas do Oriente, mais que no Ocidente, devido à sua corajosa oposição aos iconoclastas. Era natural da região norte do Mar Negro, que compreendia a Criméia, e seu avô era um legionário armênio. Em 761, o então Bispo de Goths, uma importante cidade da região, aderiu à iconoclastia para ficar bem aos olhos do Imperador Constantino Coprônimo, que apoiava estas idéias e se dispunha a abolir as santas imagens. A adesão do bispo ao movimento iconoclasta foi recompensada com uma promoção ao posto mais elevado de Heraclea. Seus diocesanos, porém, mais ortodoxos que seu bispo, passaram a ignorá-lo como tal e, para o seu lugar, elegeram o bispo João. As autoridades aprovaram a eleição, mas os moradores de Goths tiveram de esperar pelo retorno do novo bispo que se encontrava em Jerusalém onde passou por três anos. Ao assumir a Sede, ele escreveu uma defesa da veneração que se dispensava às imagens e relíquias sagradas, bem como, sobre a prática de invocar aos santos. Seus argumentos estavam apoiados em citações dos Antigo e Novo Testamentos e nos ensinamentos dos Santos Padres. Clique aqui para ler mais»

Nenhum comentário: