A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Quarta-Feira, 5ª Semana após Pentecostes

Jejum

Rm 15, 7-16; Mt 12, 38-45 (Para ler os textos, clicar em cima das referências)

 

Contemplação do Evangelho de Cristo

Icone de São Macário com um querubim

Fostes conduzidos pela mão à piscina baptismal, como Cristo o foi da cruz até ao túmulo que está diante de vós [nesta igreja do Santo Sepulcro]. Depois de terdes confessado a vossa fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo, fostes imersos três vezes na água e três vezes emergistes: era o símbolo dos três dias de Cristo no túmulo. Tal como o nosso Salvador passou três dias e três noites no coração da terra, também vós, ao sairdes da água depois da vossa imersão, haveis imitado Cristo... Quando imergistes, estáveis na noite, não víeis nada; mas ao sairdes da água estáveis como que em pleno dia. Num mesmo movimento, morrestes e nascestes; essa água que salva foi ao mesmo tempo o vosso túmulo e a vossa mãe...      
Estranho paradoxo! Não estamos verdadeiramente mortos, não fomos verdadeiramente sepultados, não fomos verdadeiramente crucificados nem ressuscitados; mas, se esta nossa imitação não é mais do que uma imagem, a salvação, essa é uma realidade. Cristo foi realmente crucificado, realmente sepultado e verdadeiramente ressuscitou, e toda esta graça nos é dada para que, participando nos seus sofrimentos e imitando-os, ganhemos na realidade a salvação. Que imenso amor pelos homens! Cristo recebeu os pregos nas suas mãos puras e sofreu; a mim, sem sofrimento e sem dor, Ele concede por esta participação a graça da salvação...
Sabemo-lo bem: se é certo que o baptismo nos purifica dos pacedos e nos dá o Espírito Sanrto, ele é também a réplica da Paixão de Cristo. É por isso que Paulo proclama: "Não o sabeis? Nós todos, que fomos baptizados em Jesus Cristo, foi na sua morte que fomos baptizados. Fomos portanto sepultados com ele no baptismo"... Tudo o que Cristo suportou, foi por nós e para nosso salvação, na realidade e não em aparência... Quanto a nós, tornamo-nos participantes  dos seus sofrimentos. Por isso, Paulo continua a proclamar: "Se nos tornámos um só com Crisrto, por uma morte semelhanse à sua, sê-lo-emos também por uma ressureição que se lhe assemelhe" Ro 6,3-5)

S. Macário (? - 405), monge no Egipto
Homilias espirituais, nº 51

SANTORAL (UMA TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS)

25 de Junho (Calendário Juliano): Santa Febronia, Virgem e Mártir

 

A Santa virgem e mártir Febronia é venerada pelas igrejas do Oriente, incluindo a de Etiópia, enquanto que, no Ocidente, é conhecida e venerada nas cidades de Trani, Apúlia e Patti, na Sicília, onde se diz que são conservadas algumas de suas relíquias. Ela sofreu o martírio em Nísibis, na Mesopotâmia, por volta do ano 304, durante a perseguição de Diocleciano. Quando Febronia contava apenas dois anos de idade, seus pais a deixaram aos cuidados de sua tia Briene, que dirigia um monastério em Nísibis. Ali ela cresceu, tornando-se uma bela jovem de alma tão cândida que ignorava por completo o mundo exterior, preocupando-se apenas em adornar-se com as virtudes que a tornassem digna da promessa celestial. A tia Briene cuidou com escrupuloso esmero de sua educação, preparando-a para as tentações que, necessariamente a assaltariam, não permitindo que a sobrinha comesse senão de três em três dias, e obrigando-a dormir sobre uma estreita prancha de madeira. Febronia era uma menina inteligente, e soube aproveitar muito bem os ensinamentos que lhe eram ministrados, a tal ponto que, com idade de dezoito anos, recebeu a tarefa de ler e explicar as Escrituras para as monjas todas as sextas-feiras. Leia mais»

Nenhum comentário: