A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Terça-Feira, 7ª Semana após Pentecostes

1 Cor 6, 20-7, 12; Mt 14, 1-13 (Para ler os textos, clicar em cima das referências)

Contemplação do Evangelho de Cristo

João Batista, o maior de todos os profetas é decapticado, vítima de uma trama ardilosa de Herodias, a mulher que adulterava com seu cunhado, o Rei Herodes. Ao saber da morte de João Batista, Cristo se retira para o deserto, possivelmente para se precaver de uma trama contra ele. Sinal que devemos agir com prudência neste mundo e não ignorar os poderes das trevas e suas sutilezas. Vigia e orai, esta é a grande recomendação do Senhor.

+ Mateus (Antonio Eça)

 

SANTORAL (UMA TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS)

O Santo Profeta Ezequiel

Ezequiel era o filho de um sacerdote da cidade de Sarir. Ele foi levado para a Babilônia no cativeiro com o Rei Jeconias junto com muitos outros israelitas. Vivendo no cativeiro, Ezequiel profetizou por vinte e sete anos. Ele foi um contemporâneo do Profeta Jeremias. Enquanto Jeremias ensinava e profetizava em Jerusalém, Ezequiel ensinava e profetizava na Babilônia. As profecias de Jeremias eram conhecidas na Babilônia e as profecias de Ezequiel eram conhecidas em Jerusalém. Ambos estes santos homens concordaram nas profecias de cada um. Ambos foram mal tratados e torturados pelo povo judeu descrente. Santo Ezequiel teve temerosas e inimagináveis visões. Perto do rio Chebar, Ezequiel viu o céu se abrir, "uma grande nuvem, com um fogo a revolver-se; e um resplendor ao redor dela" (Ez 1,4) e quatro animais como cobre fundido (bronze polido). Uma criatura tinha a face de um homem, a segunda a face de um leão, a terceira a face de um bezerro (boi), a quarta a face de uma águia [Ez 1,10]. A face de homem significa o Senhor Encarnado como homem, a face de leão, Sua divindade, a face de bezerro, Seu sacrifício e a face de águia, Sua ressurreição e ascensão. Numa outra veze lhe foi mostrado a visão da ressurreição dos mortos. O profeta viu um vale cheio de ossos mortos secos e quando o Espírito de Deus desceu sobre eles, eles vieram a vida e se levantaram sobre seus pés [Ez 37,1-10]. Ele também viu a mais terrível destruição de Jerusalém quando a ira de Deus desceu sobre todos, exceto aqueles que haviam sido marcados antes pela letra grega chamada Tau [Ez 9,1-7]. Esta letra é como nossa letra T que é também o sinal da Cruz. Os malignos judeus nem mesmo pouparam este santo homem. Enfurecidos com ele porque ele os reprovou, os judeus o amarraram as caudas de cavalos e o rasgaram em dois. Ele foi sepultado no mesmo sepulcro de Sem, o filho de Noé.

Fonte: Prologo de Ohrid

Tradução: José Lauro

Nenhum comentário: