A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Quarta-Feira, 7ª Semana após Pentecostes

Jejum

1 Cor. 7, 12-24; Mt 14, 35-15, 11 (Para ler os textos, clicar em cima das referências)

 

SANTORAL (UMA TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS)

Santa Maria Madalena, Igual aos Apóstolos


Maria Madalena era uma das mulheres portadoras de mirra e "igual aos apóstolos". Ela nasceu na cidade de Magdala ao longo da costa do Lago Genesaré e era da tribo de Issacar. Ela era tormentada por sete espíritos malignos dos quais o Senhor Jesus a libertou e a curou completamente. Ela foi uma fiel seguidora e serva do Senhor durante Sua vida terrena. Maria Madalena permaneceu em baixo da Cruz no Gólgota e se afligiu amargamente e se lamentou com a Santíssima Mãe de Deus. Após a morte do Senhor ela visitou o Seu sepulcro três vezes. Quando o Senhor ressuscitou ela viu Ele em duas ocasiões: uma vez sozinha e outra vez com as mulheres portadoras de mirra. Ela viajou à Roma e apareceu perante Tibério César e se apresentou com um ovo colorido de vermelho, saudou ele com as palavras: "Cristo ressuscitou!" Ao mesmo tempo, ela acusou Pilatos perante César por sua injusta condenação do Senhor Jesus. César aceitou sua acusação e transferiu Pilatos de Jerusalém para a Gália onde este injusto juiz, em inimizade com o imperador, morreu de uma doença mortal. Após isto, Maria Madalena retornou de Roma para Éfeso para São João o Teólogo quem ela assistiu no trabalho de pregar o Evangelho. Com grande amor para com o Senhor ressuscitado, e com grande zelo, ela proclamou o Santo Evangelho ao mundo como um verdadeiro apóstolo de Cristo. Ela morreu pacificamente em Éfeso e, de acordo com a tradição, foi sepultada no mesma caverna em que sete jovens foram milagrosamente colocados para dormir por centenas de anos e, após isto, foram trazidos de volta a vida e então morreram (4 de Agosto). As relíquias de Santa Maria Madalena foram mais tarde transferidas para Constantinopla. Existe um convento ortodoxo russo dedicado à Santa Maria Madalena próximo ao Jardim do Getsêmani.

N.T. Já segundo Eusébio Pilatos teria cometido suicídio. N.T.2 Ainda hoje os cristãos ortodoxos se saúdam na Pascoa com as palavras "Cristo ressuscitou" e se dão ovos de galinha coloridos.

Fonte: Prologo de Ohrid

Tradução: José Lauro

Nenhum comentário: