A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Segunda-feira,4ª semana após Pentecostes

Rm 9, 18-33; Mt 11, 2-15 (Para ler os textos, clicar em cima das referências)

Contemplação do Evangelho de Cristo

“És tu aquele que havia de vir ou esperamos outro?”

Dúvidas, incertezas… Quem não experimenta isto na vida? Eu me pergunto: Como pode alguém, como o Santo Profeta João Batista, que viu o céus se abrirem e o Espírito descer como Pomba sobre Jesus e ouvir a Voz Celeste dizer “Este é o meu Filho Amado” ter dúvidas na alma? Só encontrei uma resposta: a dor profunda, que tem a capacidade de alterar nossas convicções, cosmovisões, sentimentos e etc. Desta situação, nem o próprio Filho este imune: “Deus meu, por que me abandonaste?”

Mas, devemos ressaltar que não foi qualquer dor. Ambos, João e Jesus, investiram a vida (renunciando a Si mesmos plena e radicalmente) em prol do Reino de Deus e obtiveram deste mundo a paga da dor e da rejeição.

Contudo, em nossa perturbação, assim como as nuvens espessas obscurecem a luz do sol, assim a nossa dor não permite ver as recompensas que o Pai reserva ao fiel: De João, se diz: “ dos nascidos de mulher, ninguém foi maior que João” e de Jesus: “Deus o exaltou sobremaneira, a fim de que ao Nome de Jesus se dobrem todos os joelhos nos céus e na terra.

Gritemos a nossa dor, mas não deixemos que ela nos cegue.

+ Mateus (Antonio Eça)

 

SANTORAL (UMA TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS)

16 de Junho (Calendário Juliano): São Tikón

 

Tudo o que podemos dizer sobre São Tikón é que, numa época muito antiga, ocupou a sede episcopal de Amato, lugar onde está localizada agora a cidade de Limassol, em Chipre, e que durante séculos desfrutou de grande veneração pelos habitantes da ilha, a quem lhes chamam o “Milagroso”, e é considerado o padroeiro dos vinicultores. Dois são os pontos da sua vida que seus hagiógrafos destacam sempre: o primeiro, que era filho de um padeiro e, ainda menino, costumava distribuir entre os pobres o pão que seu pai mandava vender. Ao tomar conhecimento do fato, o padeiro ficou muito indignado, mas, ao abrir a porta de seu armazém onde mantinha sua farinha de trigo, ele encontrou, por um milagre, muito mais do que havia guardado, de modo a que as suas perdas foram amplamente recompensadas. O segundo ponto diz respeito ao tempo em que Tikón era bispo. Naquela época, possuía uma pequena vinha, mas não tinha as cepas para plantar. Certo dia apanhou um ramo que outro vinicultor havia jogado fora, considerando que já estivesse seco, e plantou em sua terra. Enquanto plantava, voltou-se para Deus pedindo-lhe que concedesse quatro dons: que a seiva voltasse a circular naquele ramo seco; que aquele ramo produzisse abundantes frutos; que as uvas fossem doces; e que amadurecessem rapidamente. E Deus lhe concedeu, tanto que, desde então, a vinha do bispo Tikón produziu muitos cachos de doces uvas e amadureciam muito antes que quaisquer outras vinhas da região. Por isso é que a festa deste santo é comemorada no dia 16 de junho com a bênção das vinhas, mas apenas na região de Limassol, já que, nas outras regiões de Chipre a colheita é feita somente algumas semanas depois.

Fonte: Ortodoxia.org
Trad.: Pe. André

Nenhum comentário: