A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Segunda Feira, 3ª Semana Após Pentecostes

Rm 7, 1-13; Mt 9,36-10, 8

“E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não têm pastor”.

Compaixão é a alma e o coração que anima e impulsiona a missão cristã. Cristo não veio destruir as almas dos homens, mas, salvá-las; por isto nossa luta não é contra os homens, mas, em favor deles.

Compaixão não é complacência, mas capacidade de suportar (dar suporte) às gentes em suas debilidades. Há muitos fatores que embotam as nossas consciências (culturais, psicológicos, sociais e espirituais, principalmente) e nos impedem de perceber a beleza do Evangelho de Cristo. Estes fatores limitantes e condicionantes podem ser vencidos pelo poder do Espírito de Cristo enviado ao mundo.

A morte dos ímpios não nos dá prazer, pois cada homem é reflexo (imagem, ícone) de Deus e, quando um ser humano se deixa possuir pelas trevas, é, no fundo, um aborto da criação divina, pois, Deus “deseja que todos os homens sejam salvos e venham ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm. 2:4).

Evangelização sem compaixão pode ter tudo que aparenta ser de Cristo: forma, palavras evangélicas, raciocínios teológicos etc, mas nunca terá a Sua alma, e, este tipo de evangelização, tende ao fracasso, pois nela, as ovelhas não reconhecem a voz do Seu Pastor.

+ Mateus (Antonio Eça)

 

SANTORAL (UMA TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS)

9 de Junho (Calendário Juliano): São Cirilo de Alexandria

 

São Nicodemos de Monte Athos, em seus escritos hagiográficos, faz referência a São Cirilo, o Arcebispo de Alexandria, nascido no ano 370 em Alexandria. Sobrinho do Arcebispo Teófilo, Cirilo recebeu uma profunda educação teológica, tornando-se o sucessor no arcebispado. Na época do Terceiro Concílio Ecumênico, no ano 431, em Éfeso, São Cirilo foi eleito presidente do mesmo. Neste Concílio foi condenada a heresia de Nestório sobre a pessoa da Mãe de Deus e sempre Virgem Maria. Foram muitos os êxitos intelectuais em seu trabalho. O santo entregou seu espírito em paz ao Senhor no dia 27 de junho do ano 444, estando já há 32 anos no trono patriarcal.

Fonte: Ortodoxia.org
Trad.: Pe. André

Nenhum comentário: