A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

segunda-feira, 29 de março de 2010

GRANDE SEGUNDA-FEIRA SANTA

MATINS: Mateus 21:18-43  

HORA SEXTA: Ezequiel 1:1-20     

VÉSPERAS: Êxodo 1:1-20; Jó 1:1-12

LITURGIA DOS DONS PRÉ-SANTIFICADOS: Mateus 24:3-35

  

Comparação entre Cristo e José, Filho de Jacó

nymphios Neste dia começa a comemoração da Santa Paixão do Salvador. O Patriarca José, do Antigo Testamento, e símbolo de Cristo, era o décimo primeiro filho de Jacó. Porque seu pai o amava muito, seus irmãos –movidos por ciúmes – lhe vendera para mercadores estrangeiros, que por sua vez, venderam-no como escravo aos egípcios. Insultado por sua castidade foi jogado na prisão.

Assim como José foi rejeitado por seus irmãos, Cristo foi rejeitado pelo seu povo. José foi vendido por 30 moedas de prata pelos seus irmãos; também Judas, o discípulo de Cristo, traiu o Senhor pela mesma quantidade. Como José foi deixado para morrer em uma vala, assim também, Jesus foi sepultado. José, da humilhante escravidão fora exaltado, tornando-se um poderoso governante no Egito; assim, também, Cristo foi vitorioso sobre a morte através de sua ressurreição.

Portanto, José simbolizada em si a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e de sua grande glória. (Gn 11:41).

Na Grande Segunda-Feira Santa também se faz menção da figueira estéril que foi amaldiçoada pelo Senhor.

Após sua entrada triunfal em Jerusalém, Jesus viajou para Betânia. Cansado e com fome, viu de longe uma figueira. Ao chegar à árvore, viu que não tinha frutos. A figueira representa a sinagoga dos judeus, a qual não possuía os frutos necessários da virtude e da justiça, por isto, o Senhor os despiu de toda a graça espiritual. (Mateus 21:18-20). Cristo compara o figo ao pecado. Tal como o figo é doce, assim, o pecado é atraente e desejado.

O ofício da Grande Segunda-Feira Santa, tem início ao anoitecer do Domingo de Ramos  com a celebração das Matinas. Na Igreja Ortodoxa os ofícios seguem a ordem da Criação, cuja cronologia conclusiva se dá a partir do entardecer: “houve tarde e noite...”, a qual norteia a prática litúrgica do Velho Testamento.

 

Tradução e adaptação: Pe. Mateus

Nenhum comentário: