A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

terça-feira, 2 de março de 2010

Teodotus, Bispo de Cirenia da Ilha de Chipre

teodotos_02_03 Por causa de sua sabedoria e bondade, Teodotus foi eleito para o episcopado e governou a Igreja de Deus com amor e zelo. Quando a perseguição aos cristãos começou durante o reinado do imperador Licinus, este homem divino foi levado para julgamento e submetido a muitas torturas. Quando o torturador lhe aconselhou negar o Cristo e se prostrar perante os ídolos pagãos e os adorar, Teodotus replicou.

"Se você conhecesse a divindade de meu Deus em Quem eu espero, que por causa destes sofrimentos temporários, irá me fazer digno da vida eterna, você também desejaria sofrer do mesmo jeito que eu".

Os torturadores começaram a golpear o corpo dele com pregos, e ele orou à Deus com gratidão. Pensando que seu fim estava perto, Teodotus aconselhou e ensinou os cristãos que estavam ajuntados em volta dele.

Pela Providencia de Deus, o Imperador Constantino naquele tempo proclamou a liberdade aos cristãos e ordenou que todos os sentenciados fossem libertados pelo amor de Cristo. E então, este santo foi libertado e retornou a sua posição prévia em Cirenia. Torturado como foi, Teodotus viveu muitos mais anos. Depois disto, ele encontrou repouso no Senhor, a Quem fielmente serviu e para Quem ele sofreu. No ano 302 sua vida terrena terminou e foi transladado para as mansões de nosso Senhor.

Nenhum comentário: