A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

quinta-feira, 11 de março de 2010

São Sofronius, Patriarca de Jerusalém, 11 de Março

sofronio_11_03 Sofronius nasceu em Damasco de pais distinguidos. Apesar de haver adquirido sabedoria terrena, ele foi, não obstante, não vivia satisfeito e foi procurar adquirir sabedoria espiritual.

No mosteiro [Lavra] de São Teodósio, ele se encontrou na companhia de um monge, João Moschus, quem ele escolheu para ser seu professor, e com quem visitou mosteiros e  ascetas no Egito. Sua palavra de ordem "Cada dia aprender mais a respeito da sabedoria espiritual". Tudo o que eles aprenderam escreveram e publicaram em dois livros sob o título, "Prado espiritual".

Depois,  viajaram para Roma, onde Moschus morreu deixando um testamento para Sofronius para ter seu corpo levado, ou para o Sinai ou para o Mosteiro de São Teodósio. Sofronius cumpriu as vontades e desejos de seu professor e transladou seu corpo para o Mosteiro de São Teodósio e depois permaneceu em Jerusalém, que naquele tempo, foi liberta dos persas.

Sofronius esteve presente no Translado da Santa Cruz da Pérsia para Jerusalém e viu como o Imperador Heráclius levou a Cruz seus ombros para dentro da Cidade Santa. O idoso Patriarca Zacarias, que havia também retornado da escravidão, não viveu muito tempo depois. O Patriarca Zacarias foi substituído por Modestus que morreu em 634. Modestus foi substituído pelo Bem-aventurado Sofronius.

Este santo governou a Igreja por dez anos com sabedoria e zelo excepcionais.  levantou-se em defesa da Ortodoxia contra a heresia do Monotelismo, a qual foi condenada pelo Concílio em Jerusalém antes de ser condenada no Sexto Concílio Ecumênico [Constantinopla, 680].

Sofronius escreveu a vida de Santa Maria do Egito, compilou a Ordem da Grande Benção da Água, e introduziu diversos novos hinos e canções em vários serviços litúrgicos.

Quando o califa árabe capturou Jerusalém, Sofronius lhe implorou que poupasse as vidas dos cristãos que Omar insinceramente prometeu. Quando Omar começou a saquear e maltratar os cristãos em Jerusalém, Sofronius, com lamentação, orou à Deus para levar a si mesmo dentre os vivos na terra, de modo que não testemunhasse a profanação dos santos santuários. Deus ouviu sua oração e tomou Sofronius para si mesmo em sua mansão celeste no ano 644.

Nenhum comentário: