A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

terça-feira, 9 de março de 2010

Os Quarenta Santos Mártires de Sebástia

Todos estes mártires foram soldados no exército romano e possuíam fé no Senhor Jesus.

Quando a perseguição dos cristãos começou durante o reino de Licinius, oram levados à corte ante o comandante. Quando este lhes ameaçou tira-lhes a honra de soldados, um deles, São Candidus, respondeu:

"Não apenas a honra de ser soldado, mas leva, também, nossos corpos, porque nada é mais querido e honrável, para nós que Cristo, nosso Deus".

Depois disto, o comandante ordenou aos seus servos apedrejar os santos mártires. Enquanto os servos estavam lançando pedras nos cristãos, as pedras voltaram e atingiram os servos, lhes golpeando severamente. Uma das pedras atingiu a face do comandante, arrancando-lhe os dentes dele. Os torturadores, raivosos como bestas selvagens, amarraram todos os santos mártires e os lançaram num lago e colocaram um guarda ao lado do

mesmo para prevenir uma possível fuga. Houve um terrível frio e o lago congelou em volta dos corpos dos mártires. Assim a dor e o sofrimento deles forma intensificados.

Tirando proveito da situação, no intento de persuadir os mártires a negar Cristo e reconhecer os ídolos de Roma, os torturados aqueceram um banho ao lado do lago à vista dos mártires congelados. De fato, um deles foi convencido. Ele saiu da água e entrou no banho. De repente, uma luz extraordinária apareceu do céu que aqueceu a água no lago e os corpos dos mártires. Com esta luz, trinta e nove grinaldas desceram do céu sobre suas cabeças. Ao ver isto, um guarda na costa removeu toda suas roupas, confessou o Nome do Senhor Jesus e entrou no lago, de modo que ele se tornou digno da quadragésima grinalda no lugar do traidor. De fato, a ultima grinalda desceu do céu sobre ele.

No outro dia a cidade inteira ficou admirada quando viram que os mártires estavam ainda vivos. Então, o juiz ordenou que a parte de baixo de suas pernas fossem quebradas e seus corpos afundados na água de modo que os cristãos não os pudesse recuperar.

Ao terceiro dia os mártires apareceram a Pedro, o bispo local, e o chamaram para juntar suas relíquias e as remove-las da água. O bispo com seus clérigos saiu na escuridão da noite e viu as relíquias dos mártires lustrando brilhantemente na água. Cada osso que foi separado dos seus corpos flutuava ao topo e ardiam como uma vela. O bispo Pedro os reuniu e os sepultou honradamente. Eles sofreram honradamente e foram coroados com glória imarcescível no ano 322.

Nenhum comentário: