A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Os Santos Mártires Crisantus e Daria e os outros com Eles.

crisantus Crisantus era o filho único de Polemius, um distinto patrício, que se estabeleceu em Roma vindo de Alexandria. Como filho de pais ricos, Crisantus estudou todos os assuntos seculares, tendo os mais estudados homens como instrutores. Mas a sabedoria secular o confundiu e o deixou na incerteza sobre o que é a verdade. Como resultado disto entrou em crise. Mas Deus, que planeja tudo, aliviou sua aflição. Uma cópia escrita dos Evangelhos e do Atos dos Apóstolos veio às mãos do jovem Crisantus. Tendo-os lido, Cristantus foi iluminado com a verdade, e ele desejou um mestre e encontrou um na pessoa de certo padre, Carpoforus, que o instruiu e o batizou.

Isto não agradou ao seu pai, que tentou tudo para o dissuadir de crer em Cristo. Não tendo sucesso, seu pai tentou lhe corromper o colocando sozinho com uma mulher imoral. Nisto, Crisantus foi vitorioso sobre si mesmo e perseverou em castidade.

Seu pai, então, o coagiu a casar com Daria, uma jovem pagã. Crisantus aconselhou Daria a abraçar a Fé em Cristo e viver juntos como irmão e irmã, apesar de fingirem serem casados. Quando seu pai morreu, Crisantus começou a confessar Cristo abertamente e a viver como um cristão, tanto ele como sua casa inteira. Durante o reinado do imperador Numeriano, ele e Daria foram cruelmente torturados por sua fé. O torturador Claudius, testemunhando a paciência destes honráveis mártires e os milagres que eram manifestos durante a agonia deles, abraçou a Fé de Cristo com toda a sua casa. Por isto, Claudius foi afogado. Ambos os seus filhos foram decapitados. Sua esposa, depois de recitar orações, morreu nas forcas. Daria era tão firme em sua fé que os pagãos clamaram, "Daria é uma deusa!".

Finalmente, foi decretado que Crisantus e Daria fossem enterrados numa cova funda e coberto com pedras. Depois uma igreja foi eregida neste sítio. Havia uma caverna perto desta cova onde alguns cristãos se reuniam para a oração e comunhão em memória dos Santos Crisantus e Daria. Ouvindo disto, os pagãos atacaram e trancaram esta caverna. Por uma tal morte, os pagãos retiram estes cristãos deste mundo para um mundo melhor onde Cristo reina eternamente. Estes gloriosos mártires, Crisantus

e Daria e os demais, entre o quais estavam Diodorus, o padre, e Marianus, o diácono, sofreram por Cristo em Roma no ano 284.

Nenhum comentário: