A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Os Santos Mártires Agatopodus e Teodulus, 5 de Abril

agatopodos_teodulus_05_04 Agatopodus foi diácono e Teodulus leitor na igreja em Tessalônica. Agatopodus era ancião e Teodulus muito jovem. No tempo da perseguição de Diocleciano aos Cristãos estes dois foram chamados perante o tribunal. respondiam com alegria às perguntas que lhe faziam e confessam em alta voz: "Nós somos cristãos!" Todas as advertências que os juízes lhe faziam para que negassem a Cristo e adorassem os deuses romanos foram ignoradas por eles.

Após um longo período de prisão, Agatopodus e Teodulus foram sentenciados à morte por afogamento no mar.

Logo depois, o mar lançou seus corpos afogados de volta à costa e cristãos sepultaram seus corpos com honra. São Teodulus apareceu para seus conhecidos como um reluzente anjo e pediu-lhes para distribuir tudo o que restava de sua propriedade para os pobres. Estes gloriosos e fantásticos soldados de Cristo padeceram honoravelmente durante o reino de Diocleciano e do príncipe Faustinus, de Tessalônica, no ano 303.

Nenhum comentário: