A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

domingo, 28 de outubro de 2007

A Salvação segundo o Ensino da Igreja Ortodoxa

O Oriente Cristão (região onde nasce e se desenvolve o Cristianismo) estranha a teologia que se desenvolveu no Ocidente a partir de Aurélio Agostinho (mais conhecido como Santo Agostinho), cujo pensamento teológico está na base da teologia Romana bem como da teologia da Reforma. Estas teologia têm como características uma natureza moral e jurística (legalista) e, também de caráter cientificista (conforme o tomismo e as categorias de pensamento da modernidade). Por isto, muitos ocidentais quando se aproximam da nossa teologia ortodoxa, sentem grande dificuldades de assimilação.
Como sou indagado muitas vezes sobre a doutrina da salvação na Igreja Ortodoxa, achei por bem contemplar os leitores deste blog de orientação Romano Católica e Protestante com uma breve abordagem do Pe. George Florovsky, que pode ser sintetizada na seguinte afirmação:
"Redenção não é simplesmente o perdão dos pecados, não é simplesmente a reconciliação do homem com Deus. Redenção é e abolição total do pecado, a libertação do pecado e da morte. E Redenção foi realizada na Cruz, "... pelo sangue de Sua Cruz," (Col. 1:20; cf. At. 20:28; Ro. 5:9; Ef. 1:14; Col. 1:14; Hb. 9:22; I Jo. 1:7; Apoc. 1:5-6, 5:9). Não só pelo sofrimento na Cruz, mas precisamente pela morte na Cruz. E a vitória definitiva é lavrada não pelos sofrimentos ou tolerância, mas pela morte e Ressurreição. Nós entramos aqui na profundidade ontológica da existência humana. A morte de Nosso Senhor foi a vitória sobre a morte e sobre a mortalidade, não simplesmente a remissão dos pecados, não meramente a justificação do homem, nem, de novo, a satisfação de uma justiça abstrata. E a verdadeira chave do mistério só pode ser dada por uma doutrina coerente da morte humana". Para ler o texto completo, clique aqui.

Nenhum comentário: