A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

«Estai preparados»

 

«O Filho do Homem virá numa hora em que não pensais». Jesus diz-lhes isto para que os discípulos fiquem de vigília, para que estejam sempre preparados. Se lhes diz que virá quando menos O esperam, é porque quer levá-los a praticar a virtude com zelo e sem descanso. È como se lhes dissesse: «Se as pessoas soubessem quando vão morrer, estariam perfeitamente preparadas para esse dia». Mas o momento final da nossa vida é um segredo que escapa a cada homem.
Eis por que o Senhor exige duas qualidades ao seu servo: que seja fiel, para que não atribua a si mesmo nada do que pertence ao seu Mestre, e que seja avisado, para convenientemente administrar tudo o que lhe foi confiado. São-nos pois necessárias duas qualidades para ficarmos preparados para a chegada do Mestre. Porque é isto o que acontece pelo fato de não sabermos qual o dia do nosso encontro com Ele: dizemos para conosco: «O meu Senhor tarda em chegar». O servo fiel e avisado não tem tal pensamento. Ó infeliz, por pensares que o teu Mestre se demora, imaginas então que ele não há-de vir? A sua vinda é certa. Porque não estás vigilante à sua espera? Não, o Senhor não está demorado: esse atraso só existe na imaginação do mau servo.

S. João Crisóstomo (c.345-407), bispo de Antioquia e posteriormente de Constantinopla, doutor da Igreja Homilia 77 sobre S. Mateus

Nenhum comentário: