A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Santo e Glorioso Apóstolo Simão, o Zelote




São Simão era de Caná da Galileia, e era conhecido do Senhor e de Sua Mãe. A tradição diz que Simão era o noivo no casamento, onde o Salvador realizou seu primeiro milagre. Depois de testemunhar o milagre da água que tinha sido transformada em vinho, Simão se tornou um fervoroso seguidor de Cristo. Por esta razão, ele é conhecido como São Simão, o Zelote (kannanaio= zeloso, zelote) e não, por pertencer ao grupo de sacerdotes guerrilheiros denominados de “zelotes”, os quais também recebiam este cognome devido ao zelo com o qual lutavam pela libertação política dos judeus.



São Simão era um dos doze Apóstolos, e após a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes saiu a pregar o Evangelho de Cristo em muitos lugares, na Mauritânia (África) e desde Grã-Bretanha até o Mar Negro. Depois de converter muitos pagãos ao Senhor, São Simão, sofreu o martírio na Geórgia, torturado e crucificado pelos pagãos da Abkházia.



São Simão, também é comemorado em 30 de junho com os outros Apóstolos. 



TROPÁRIO (TOM 3)

Santo apóstolo Simão,
Roga ao Deus misericordioso,
Para que Ele nos conceda o perdão das transgressões
E a salvação de nossas almas.

KONDAKION (TOM 2)
Louvemos e bendigamos o eloquente Simão,
que semeou os ensinamentos da Sabedoria nos corações dos fiéis;
agora ele está diante do trono de glória
e regozija-se com os anjos,
intercedendo por todos nós sem cessar.

Nenhum comentário: