A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

NOVOS CONFESSORES DA FÉ: OS MONGES DE ESPHIGMENOU DO MONTE ATHOS




O chefe do mosteiro, o abade Methodios
      "Sofrer perseguição pela Fé Ortodoxa é uma alegria!"
             Abade Methódios - Mosteiro de Esphigmenou
O Sagrado Mosteiro de Esphigmenou continua sua abençoada resistência ao Heresiarca, o Patriarca Ecumenista Bartolomeu II




Mais de 100 Monges Cristãos Ortodoxos Gregos recusam-se a deixar seu Mosteiro (Mosteiro da Ascenção - Esphigmenou) na Sagrada Montanha de Athos, nordeste da Grécia, apesar disso ter sido ordenado pelas autoridades gregas, depois de acusarem de heresia o Patriarca Bartolomeu II, líder da Igreja Estatal Ecumenista de Constantinopla e da Ortodoxia Mundial.


O prazo para sair expirou na terça-feira. Os Monges "rebeldes" vivem no Mosteiro Esphigmenou (consagrado à Ascenção de Cristo), no Monte Athos, conhecido como a Montanha Sagrada.



Eles dizem que suas comunicações e suprimentos de alimentos já foram cortados, mas eles conseguiram embargar a ordem de despejo a ser executada, apelando para a Suprema Corte. Os Monges afirmam que a razão dada para despejá-los não tem qualquer base legal.





Seu suposto superior eclesiástico, o Patriarca  Ecumênico Bartolomeu II, acusa-os de criar um cisma dentro da Igreja Ortodoxa Grega, por se recusarem a reconhecer a sua autoridade. Portanto, o Patriarca Bartolomeu afirma que os Monges de Esphigmenou são uma irmandade proibida.




Esta é uma disputa que remonta a mais de 30 anos, devido a aproximação constante entre o Patriarca Ortodoxo e o Papa de Roma. Durante a última década, houve novas reuniões entre o líder espiritual Ortodoxo Grego e a Igreja Católica Romana.


Os Monges "rebeldes" dizem que o contato já foi longe demais e é equivalente à heresia.

Eles afirmam que isso mina as próprias bases da Fé Ortodoxa, que foi criada há quase 1.000 anos atrás, depois do chamado Grande Cisma, ocorrido em 1054 e que separou a Igreja do Ocidente das Igrejas do Oriente. 

"ORTODOXIA OU MORTE"

Os Monges estão determinados a ficar no seu Mosteiro e dizem que têm suprimentos suficientes para durar por vários anos. Seu lema é a "ORTODOXIA OU MORTE".

O líder do Mosteiro, o Abade Methodios, disse à BBC que foi uma alegria para eles serem perseguidos por aquilo que ele chamou de Verdadeira Fé, dada a eles por Jesus Cristo.

As autoridades de Monte Athos dizem que não haverá violência.

Eles estão agora à espera de uma decisão final sobre o caso pela Suprema Corte.


Fontes: 
Tradução e edição em Português: Cristianismo Ortodoxo






Nenhum comentário: