A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Comemoração de Santo Arsênio



Comemorado em 08 de Maio (Calendário Ortodoxo)
21 de Maio (Calendário civil)



Santo Arsênio, o Grande, nasceu no ano 354 em Roma, em uma família piedosa cristã, que forneceu-lhe uma boa educação e educação. Ele estudou retórica e filosofia, e dominou as línguas latina e grega. Arsênio rejeitou a filosofia e a vaidade da vida mundana, procurando em vez disso a verdadeira sabedoria louvada por São Tiago como sendo "pura, pacífica, e fácil de ser solicitada, cheia de misericórdia e de bons frutos" (Tiago 3:17). Arsênio entrou nas fileiras do clero como Diácono em uma das igrejas romanas, dedicando-se ao serviço de Deus.

O Imperador Teodósio (379-395), que governou a metade oriental do Império Romano, ouviu falar sobre a sua erudição e piedade, e quis confiar a Arsênio a educação de seus filhos, Arcádio e Honório. Arsênio, no entanto, recusou, dizendo que ele tinha desistido dos estudos seculares, a fim de servir a Deus. Contra sua vontade, mas em obediência à vontade de São Dâmaso, Patriarca de Roma (11 de dezembro), Arsênio concordou em ensinar as crianças imperiais, na esperança de ensinar-lhes a piedade cristã.

Ao chegar em Constantinopla, Arsênio foi recebido com grande honra pelo imperador Teodósio, que também desejava educar seus filhos não só na sabedoria, mas também na piedade, protegendo-os das tentações da juventude. "Esqueça que eles são filhos do imperador", disse Teodósio, "porque eu quero que eles te sejam submissos em todas as coisas, como ao seu pai e mestre."

Com fervor o santo dedicou-se à educação dos jovens, mas a grande estima em que era tido deixava seu espírito perturbado, o qual ansiava pela humildade e quietude da vida monástica. Arsênio suplicou ao Senhor que lhe mostrasse o caminho da salvação. O Senhor atendeu sua oração. Arsênio ouvira uma voz dizendo-lhe: "Arsênio, foge dos homens, e tu serás salvo." Então, retirou suas roupas finas e revestiu-se com roupas velhas e esfarrapadas, e secretamente deixou o palácio, embarcou em um navio que ia para Alexandria, e de lá, seguiu rumo para Sketis, um mosteiro no meio do deserto.

Chegando na igreja, pediu aos sacerdotes para aceitá-lo na ordem monástica, chamando a si mesmo de um andarilho miserável, embora os seus gestos e comportamentos o traissem, revelando ser ele um homem culto. Os irmãos levaram-no ao Pai João, o Anão (9 de novembro), famoso por sua santidade de vida. João, querendo testar a humildade do recém-chegado, não deu a Arsênio assento com os monges para a refeição trapeza[1]. Atirou-lhe um pedaço de pão seco, dizendo: "Coma, se desejar." Arsênio se agachou sobre os joelhos, e pegou o pão com a boca. Então, rastejando-se até um canto, comeu. Vendo isso, o Ancião João disse: "Ele será um grande asceta!" Então Arsênio foi aceito com amor e tonsurado na vida monástica. Arsênio dedicou-se com zelo à prática da obediência e logo ele superou muitos dos Padres do deserto em ascetismo.

O santo novamente ouviu a voz enquanto estava orando: "Arsênio, foge das pessoas e viva em silêncio, esta é a raiz da virtude." A partir desse momento Arsênio passou a residir em uma cela solitária no deserto.

Tendo tomado a luta do silêncio, raramente deixou a sua reclusão. Arsênio ia à igreja somente aos domingos e dias de festa, observando completo silêncio e não conversar com ninguém. Quando Abba Moisés perguntou por que ele escondia-se das pessoas, Arsênio respondeu: "Deus sabe que eu te amo, mas não posso ficar com Deus e com os homens ao mesmo tempo. As Hostes Celestiais todos têm uma só vontade e juntos louvam a Deus. Na terra, no entanto, existem muitas vontades humanas, e cada homem tem seus próprios pensamentos. Eu não posso deixar Deus para viver com as pessoas. "

Embora absorto em oração constante, o santo não recusava os monges que o visitam buscando seu conselho e orientação. Arsênio era sucinto em sua fala, mas suas respostas satisfazia às suas perguntas. Uma vez, um monge de Sketis o avistou através de uma janela: Arsênio esta em pé orando, rodeado por uma chama.

A arte de São Arsênio era tecer cestos, para o qual ele usava as folhas das palmeiras embebidas em água. Durante um ano, Arsênio não alterava a água do recipiente, mas apenas adicionava um pouco de água de tempos a tempos. Isso fez com que sua célula ficasse tomada por um odor fétido. Quando perguntado porque ele fazia isso, o santo respondeu que era um instrumento de humilhação, pois no mundo ele era acostumado a usar incenso e óleos aromáticos. Arsênio orava para que após a morte ele não sentisse o cheiro do inferno.

A fama do grande asceta se espalhou, e muitos queriam vê-lo, perturbado a sua tranquilidade. Como resultado, o santo foi forçado a se deslocar de um lugar para outro. Mas aqueles sedentos para receber sua orientação e bênção ainda o encontravam.

St Arsênio ensinou que muitos tomam sobre si grandes obras de arrependimento, jejum e vigília, mas é raro para alguém guardar a minha alma de orgulho, ganância, inveja, ódio de um irmão, a lembrança dos erros, e julgamento. Neste assemelham-se as sepulturas que são decorados por fora, mas cheios de ossos fedorentos.

Um monge certa vez perguntou a Arsênio o que ele deveria fazer quando lesse as Sagradas Escrituras e não compreendesse o seu significado. O Ancião respondeu: "Meu filho, tu deves estudar e aprender as Sagradas Escrituras constantemente, ainda que não entendas o seu poder ... Pois, quando temos as palavras das Sagradas Escrituras em nossos lábios, os demônios, ouvindo-as, ficão aterrorizados . Em seguida, fogem de nós, incapazes de suportar as palavras do Espírito Santo que fala através de Seus apóstolos e profetas. "

Os monges ouviram como o santo muitas vezes se esforça no trabalho, induzindo o ânimo repetindo as seguintes palavras: "Levanta-te, Arsênio, trabalha! Não fiques ocioso! Tu não vieste aqui para descansar, mas para o trabalho."

Ele também dizia: "Muitas vezes tenho lamentado as palavras que eu falei, mas nunca me arrependi do meu silêncio."

A este grande asceta e detentor do silêncio foi dado o dom de lágrimas, com as quais seus olhos estavam constantemente cheias. Arsênio passou cinquenta e cinco anos em trabalhos monásticos e lutas. Viveu quarenta anos no Sketis, e dez anos sobre a montanha de Troe, perto de Memphis. Depois passou três anos na Canopus, e mais dois anos em Troe, onde adormeceu no Senhor.

Nosso santo “Pai em Deus”, Arsênio, repousou quando tinha quase cem anos de idade, no ano 449 ou 450.

Deixou, aparentemente, apenas três discípulos, Alexander, Zoilos e Daniel (07 de junho).


Tropário - Tom 8

Por um dilúvio de lágrimas tu tornaste o deserto fértil e teu anseio por Deus produziu frutos em abundância. O resplendor dos teus milagres iluminou todo o universo. Ó nossos Santo Padre Arsênio, ora a Cristo nosso Deus, para que salve as nossas almas!

Kondakion - Tom 2

Aparecendo em Roma como um sol, tu chegaste à cidade real, iluminando-a com teus atos e palavras, ó bendito, expulsando as trevas da bestialidade. Portanto, nós te honramos, Arsênio, glória dos Monges!


[1] É o salão de jantar (refeitório) onde os monges e peregrinos se reúnem para comida e conversa (embora os monges não costumam conversar durante as refeições).

Nenhum comentário: