A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

A Regra Do Jejum Na Igreja Ortodoxa




O ensino tradicional da Igreja sobre o jejum não é amplamente conhecido ou seguido em nossos dias. Para os Cristãos Ortodoxos que buscam manter um jejum mais disciplinado, as informações a seguir podem ser úteis.

Embora as regras possam parecer bastante rígidas para aqueles que não as viram antes, elas foram desenvolvidas levando em conta todos os fiéis, e não apenas os monges. (Os monges não comem carne, portanto, as regras relativas ao consumo de carne não podem ter sido escritas tendo eles em mente. Regras semelhantes relativas à abstinência matrimonial se aplicam apenas aos leigos e ao clero casado). Embora poucos leigos sejam capazes de manter a regra em sua plenitude, parece melhor apresentá-la sem tentar definir qual nível é "mais apropriado” principalmente para os leigos, uma vez que este é um assunto melhor trabalhado individualmente por cada cristão, sob a orientação de seu pai espiritual.

Há muitas exceções às regras gerais aqui apresentadas, como, por exemplo, quando um dia de festa importante ou a festa patronal de uma paróquia cai durante um período de jejumConsulte o seu padre e o calendário da sua paróquia para obter detalhes.

Períodos Sem Jejum

Para o cristão, todos os alimentos são puros. Quando nenhum jejum é prescrito, não há alimentos proibidos.

Os Jejuns Semanais

A menos que um período sem jejum tenha sido declarado, os Cristãos Ortodoxos devem manter um jejum estrito todas as quartas e sextas-feiras. Os seguintes alimentos são evitados:


Carnes:
 incluindo aves, e quaisquer produtos à base de carne, como banha e caldo de carne.

Peixes: apenas aqueles com espinha dorsal; moluscos são permitidos.

Ovos e laticínios: leite, manteiga, queijo, etc.

Azeite. Uma interpretação literal da regra proíbe apenas o azeite. Especialmente onde o azeite de oliva não é uma parte importante da dieta, a regra às vezes é considerada como incluindo todos os óleos vegetais, bem como produtos oleosos, como margarina.

Vinho e outras bebidas alcoólicas. Na tradição eslava, a cerveja geralmente é permitida em dias de jejum.

Quantidade

É triste dizer, mas é fácil guardar a regra do jejum ao pé da letra e ainda praticar a gula. Ao jejuar, devemos comer de forma simples e modesta. Os monges comem apenas uma refeição completa por dia em dias de jejum estrito, e duas refeições nos dias onde o uso do “vinho e azeite” são permitidos. Os leigos geralmente não são encorajados a limitar as refeições desta forma: consulte o seu padre.

Exceções

A Igreja sempre isentou as crianças pequenas, os doentes, os muito idosos e as mães grávidas e lactantes do jejum estrito. Embora as pessoas nesses grupos não devam restringir seriamente a quantidade que comem, não haverá mal nenhum em ficar sem alguns alimentos dois dias da semana - simplesmente coma o suficiente dos alimentos permitidos. Exceções ao jejum com base na necessidade médica (como no caso do diabetes) são sempre permitidas.

O Jejum da Eucaristia

Para que o Corpo e o Sangue de nosso Senhor sejam a primeira coisa a passar por nossos lábios no dia da comunhão, nos abstemos de toda comida e bebida desde o momento em que nos recolhemos para dormir (à meia-noite ou o que ocorrer primeiro) na noite anterior . Os casais devem se abster de relações sexuais na noite anterior à comunhão.

Quando a comunhão é à noite, como nas Liturgias Pré-Santificadas durante a Quaresma, este jejum deve, se possível, ser estendido ao longo do dia até depois da comunhão. Para aqueles que não conseguem manter essa disciplina, às vezes é prescrito um jejum total a partir do meio-dia.

O Jejum Quaresmal

O jejum da Grande Quaresma é a época de jejum mais longa e rigorosa do ano.


Semana antes da Quaresma (“Semana do Queijo”):
 Carnes e outros produtos de origem animal são proibidos, mas ovos e laticínios são permitidos, mesmo às quartas e sextas-feiras.

Primeira semana da Quaresma: Somente duas refeições completas são feitas durante os primeiros cinco dias, na quarta e sexta-feira após a liturgia pré-santificada. Nada é comido de segunda de manhã até quarta-feira à noite, o período mais longo sem comida no ano da Igreja. (Poucos leigos mantêm essas regras em sua plenitude). Para as refeições das quartas e sextas-feiras, como em todos os dias da semana na Quaresma, evitam-se carnes e produtos de origem animal, peixes, laticínios, vinho e óleo. No sábado da primeira semana, começa a regra usual para os sábados da Quaresma.

Dias da semana da Segunda à Sexta Semanas: A estrita regra do jejum é mantida todos os dias: evitar carne, derivados, peixes, ovos, laticínios, vinho e óleo.

Sábados e Domingos da Segunda à Sexta Semana: Vinho e azeite são permitidos; caso contrário, a estrita regra do jejum é mantida.

Semana Santa: A refeição da noite de quinta-feira é idealmente a última refeição feita até a Páscoa. Nesta refeição, vinho e azeite são permitidos. O Jejum da Grande e Santa Sexta-feira Santa é o dia de jejum mais rigoroso do ano: mesmo aqueles que não mantiveram um jejum quaresmal rigoroso são fortemente encorajados a não comer neste dia. Após a Liturgia de São Basílio no Sábado Santo, um pouco de vinho e frutas podem ser consumidos para o sustento. O jejum às vezes é quebrado no sábado à noite após as matinas da ressurreição, ou, o mais tardar, após a Divina Liturgia na Páscoa.

Vinho e azeite são permitidos em vários dias de festa se caírem em um dia de semana durante a Quaresma. Consulte o calendário paroquial. Na Anunciação e no Domingo de Ramos, o peixe também é permitido.

O Jejum dos Apóstolos

A regra para este jejum de extensão variável, é mais branda do que a da Grande Quaresma.

Segundas, Quartas e Sextas-feiras: Jejum estrito.
Terças e Quintas: Azeite e vinho são permitidos.
Sábados e Domingos: Peixe, azeite e vinho são permitidos.

Esta é a regra mantida por muitos mosteiros durante as temporadas de não jejum.

Jejum da Dormição


O
 Jejum da Dormição se extende por duas semanas. A regra para este jejum é a mesma da Grande Quaresma:
Segunda a sexta-feira: Jejum estrito.
Sábados e Domingos: Vinho e azeite permitidos.

Jejum do Natal

Durante a parte inicial do jejum, a regra é idêntica à do Jejum Dos Apóstolos. Durante a última parte do jejum, o peixe não é mais comido aos sábados ou domingos. Em algumas tradições, esse aumento do jejum pode ocorrer na última semana ou nas duas últimas semanas.

Outros jejuns

As vésperas da Teofania, da Exaltação da Cruz e da Decapitação de João Batista, são dias de jejum, com vinho e azeite permitidos.

Períodos Sem Jejum

Existem quatro semanas sem jejum: 
  1. Da Natividade à Véspera da Teofania.
  2. A Semana seguinte ao Domingo do Publicano e Fariseu.
  3. A Semana Luminosa (a semana após a Páscoa).
  4. Semana da Trindade (a semana após o Pentecostes até o Domingo de Todos os Santos.

O jejum Conjugal

Os casais devem se abster de relações sexuais durante as quatro temporadas de jejum da Igreja, bem como nos jejuns semanais às quartas e sextas-feiras. Este aspecto da regra de jejum é provavelmente ainda mais amplamente ignorado, e mais difícil para muitos, do que aqueles relacionados à comida. Em reconhecimento a isso, algumas fontes defendem uma regra mais modesta e mínima: os casais devem se abster de relações sexuais somente antes de receber a Santa Comunhão e durante a Semana Santa.

Preocupações Com a Saúde

Durante os períodos de jejum, evitar alimentos proibidos não apresenta nenhum risco à saúde, desde que sejam ingeridas quantidades adequadas de outros alimentos. A ingestão de cálcio e calorias adequadas podem ser uma preocupação para crianças em crescimento e mulheres grávidas e lactantes. O suco de laranja fortificado com cálcio é uma maneira fácil de garantir a ingestão abundante de cálcio, evitando lacticínios. Nozes e manteigas de nozes são uma boa fonte de calorias para quem precisa manter o peso em uma dieta quaresmal.

Se você é novo no jejum, pode achar as pontadas de fome que se dão no início, angustiante. As dores da fome não são prejudiciais; eles simplesmente fazem parte do jejum.

Os primeiros dias de um longo período de jejum costumam ser os mais difíceis. Não desanime com dores de cabeça, fadiga, etc., no início de uma temporada de jejum; eles irão desaparecer ou diminuir de intensidade. Se você está preocupado com a letargia, tente exercícios moderados. Uma curta caminhada pode fazer uma diferença surpreendente em sua energia.

No Supermercado.

Leia as listas de ingredientes nas embalagens dos alimentos processados. É muito comum eles serem acrescidos de manteiga, leite em pó, soro de leite, caldo de carne e banha.

Se você não souber o que cozinhar durante o jejum, consulte qualquer um dos muitos livros de culinária vegetariana agora disponíveis nas livrarias ou em sua biblioteca pública. Vários bons “livros de receitas da Quaresma” estão no mercado.

Conclusão

As regras dadas aqui são, obviamente, apenas uma parte, ou seja, a parte mais superficial de um verdadeiro jejum, que em sua dimensão mais aprofundada inclui a oração e outras disciplinas espirituais, tais como a renúncia a outros aspectos de nossa vida diária (como como cafeína ou televisão), ou para adotar práticas como visitar doentes.

Obviamente, muitos Ortodoxos não mantêm a regra tradicional. Se você a adotar, tenha cuidado com o orgulho e não preste atenção ao jejum de ninguém além do seu. Como disse um monástico, devemos “manter nossos olhos em nossos próprios pratos”.

Não substitua a regra que a Igreja nos deu pela noção de “decidir o que abrir mão da Quaresma”. Primeiro, siga as regras de jejum da Igreja tão bem quanto você puder, então decida sobre outras disciplinas, em consulta com seu padre.

Sempre somos aconselhados a jejuar de acordo com nossa força, e você pode descobrir por experiência própria que precisa modificar a regra de jejum para se adequar a sua própria capacidade e situação. Mas não presuma de antemão que a regra é muito difícil para você. O Senhor é nossa força e pode nos apoiar de maneiras maravilhosas e imprevistas.

Aqueles que tentam manter o jejum tradicional da Igreja descobrirão que, embora as tentações ao orgulho e ao legalismo sejam reais, os benefícios espirituais são grandes. Um retorno a um jejum mais diligente pode desempenhar um grande papel na renovação espiritual de nossas Igrejas Ortodoxas.


O Ensinamento de São Simeão, o Novo Teólogo, Sobre o Jejum


Que cada um de nós tenha em mente o benefício do jejum ... Pois este terapeuta de nossas almas é eficaz, quer para acalmar os ardores e impulsos da carne; quer para amenizar o mau humor; quer para afastar o sono, quer para despertar o zelo, e em ainda para restaurar a pureza da mente e libertá-la de maus pensamentos.

Em um, ele controlará sua língua desenfreada e, por assim dizer, a restringirá pelo temor de Deus, e a impedirá de proferir palavras vãs e corruptas. Em outro, ele guardará invisivelmente seus olhos e os fixará no alto, em vez de permitir que vagueiem de um lado para o outro, e assim fará com que ele olhe para si mesmo e o ensine a ter consciência de suas próprias faltas e deficiências. O jejum gradualmente dispersa e afasta as trevas espirituais e o véu do pecado que está sobre a alma, assim como o sol dissipa a névoa. O jejum nos permite ver espiritualmente aquele ar espiritual no qual Cristo, o Sol que não conhece nenhum poente, não nasce, mas brilha sem cessar. O jejum, auxiliado pela vigília, penetra e suaviza a dureza do coração. onde antes estavam os vapores da embriaguez, faz brotar fontes de remorso. Rogo-vos, irmãos, que cada um de nós se esforce para que isso aconteça em nós! Uma vez que isso aconteça, iremos prontamente, com a ajuda de Deus, atravessar todo o mar de paixões e passar pelas ondas das tentações infligidas pelo tirano cruel, e assim ancorar no porto da impassibilidade. onde antes estavam os vapores da embriaguez, faz brotar fontes de remorso. Rogo-vos, irmãos, que cada um de nós se esforce para que isso aconteça em nós! Assim que isso acontecer, iremos prontamente, com a ajuda de Deus, atravessar todo o mar de paixões e passar pelas ondas das tentações infligidas pelo tirano cruel, e assim ancorar no porto da impassibilidade. onde antes estavam os vapores da embriaguez, faz brotar fontes de remorso. Rogo-lhes, irmãos, que cada um de nós se esforce para que isso aconteça em nós! Uma vez que isso aconteça, iremos prontamente, com a ajuda de Deus, atravessar todo o mar de paixões e passar pelas ondas das tentações infligidas pelo tirano cruel, e assim ancorar no porto da impassibilidade.

Meus irmãos, não é possível que essas coisas aconteçam em um dia ou uma semana! Exigirão muito tempo, trabalho e dor, de acordo com a atitude e disposição de cada homem, de acordo com a medida da fé e do desprezo pelos objetos da visão e do pensamento. Além disso, é também de acordo com o fervor de sua penitência incessante e seu trabalho constante na câmara secreta de seu coração que isso se realiza mais rapidamente ou mais lentamente pelo dom e pela graça de Deus. Mas, sem o jejum, ninguém jamais foi capaz de alcançar nenhuma dessas virtudes ou quaisquer outras, pois o jejum é o início e a base de toda atividade espiritual.

Fonte: Pravmir
Tradução: Pe. Mateus

Nenhum comentário: