A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

13ª Semana após Pentecostes – Terça-Feira

 

paulo

2 Coríntios 8, 16 – 9, 5 

16 Mas graças a Deus, que pôs a mesma solicitude por vós no coração de Tito;

17 pois ele aceitou a exortação e, muito diligente, partiu voluntariamente para vós.

18 E com ele enviamos aquele irmão cujo louvor no evangelho está espalhado em todas as igrejas.

19 E não só isso, mas foi também escolhido pelas igrejas para companheiro da nossa viagem, nessa graça que por nós é ministrada para glória do mesmo Senhor e prontidão do vosso ânimo;

20 evitando isto: que alguém nos vitupere por essa abundância, que por nós é ministrada;

21 pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens.

22 Com eles, enviamos também outro nosso irmão, o qual, muitas vezes e em muitas coisas, já experimentamos ser diligente e agora muito mais diligente ainda pela muita confiança que em vós tem.

23 Quanto a Tito, é meu companheiro e cooperador para convosco; quanto a nossos irmãos, são embaixadores das igrejas e glória de Cristo.

24 Portanto, mostrai para com eles, perante a face das igrejas, a prova da vossa caridade e da nossa glória acerca de vós.

9:1 Quanto à administração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos,

2 porque bem sei a prontidão do vosso ânimo, da qual me glorio de vós, para com os macedônios, que a Acaia está pronta desde o ano passado, e o vosso zelo tem estimulado muitos.

3 Mas enviei estes irmãos, para que a nossa glória, acerca de vós, não seja vã nessa parte; para que (como já disse) possais estar prontos,

4 a fim de, se acaso os macedônios vierem comigo e vos acharem desapercebidos, não nos envergonharmos nós (para não dizermos, vós) deste firme fundamento de glória.

5 Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que, primeiro, fossem ter convosco e preparassem de antemão a vossa bênção já antes anunciada, para que esteja pronta como bênção e não como avareza.

marcos

Marcos 3, 13-19

13 E subiu ao monte e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele.

14 E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar

15 e para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios:

16 Simão, a quem pôs o nome de Pedro;

17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; 18 André, e Filipe, e Bartolomeu, e Mateus, e Tomé, e Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu, e Simão, o Zelote,

19 e Judas Iscariotes, o que o traiu.

 

 A Vocação Apostólica

Ninguém pode ser sacerdote por vontade própria. Ninguém pode escolher e decidir ser sacerdote por iniciativa própria sem está sob pena de impostura, de falsidade, mesmo tendo boas intenções. Cristo dentre os seus milhares de seguidores “chamou para si os que ele quis”. Ele mesmo em uma conversa íntima com os Apóstolos que escolhera disse: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda” (João 15:16). Aquele que se arvora em ser sacerdote por si mesmo, certamente irá amargar a frustração e se verá enredado por sua própria cobiça insana. No afã de produzir “frutos” será tentado a lançar mão de todos os subterfúgios a fim de parecer aos homens como legítimo e verdadeiro. Assim, as ovelhas entram em estado de confusão. Os falsos sacerdotes estarão sempre buscando se alimentar da carne das ovelhas e se agasalhar com suas lãs, mas, não estão dispostos a dar suas vidas por elas e ninguém a se preocupar em lhes fornecer bons pastos, porque para os obeter precisa-se de investimento alto. Os Doze Apóstolos de Cristo, qual árvore frondosa, espalharam-se como ramos sobre toda a terra, produziram frutos e os seus frutos permaneceram. Assim, muitos bispos e padres, em suas pobrezas, revelam possuir a seiva do galho apostólico, que sendo pobres, enriquecem a muitos.

Pe. Mateus (Antonio Eça)

Nenhum comentário: