A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

SANTA SÉ RESSALTA TRABALHO DO PATRIARCA PAVLE EM FAVOR DA PAZ


Cidade do Vaticano, 16 nov (RV) – O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Card. Walter Kasper, divulgou hoje uma mensagem de pesar pelo falecimento do patriarca ortodoxo sérvio, Pavle. O texto foi enviado ao Metropolita Amfilohije, que preside o Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa sérvia.
No texto, o cardeal recorda os diversos encontros que manteve com o Patriarca Pavle e seu serviço em anos muito difíceis, marcados por guerras e conflitos na Sérvia e em outros países dos Bálcãs.
"Não obstante os sofrimentos, ele permaneceu um homem de fé e de diálogo, humilde e alegre, um exemplo luminoso de vida completamente consagrada a Deus e, ao mesmo tempo, custodiou e incrementou o espírito de comunhão dentro da Igreja Ortodoxa sérvia" – escreve.
Por fim, o Card. Kasper faz votos de que o diálogo entre a Igreja Católica com o Patriarcado da Sérvia, que se desenvolveu e se reforçou sob a guia do Patriarca Pavle, possa continuar e aprofundar-se também no futuro. (BF)

 

Fonte: Rádio vaticano

Um comentário:

Anônimo disse...

só 1 pergunta.. Quando é que Vaticano vai reconhecer seus imensos pecados cometidos na Croácia de Ante Pavelic?? o Vaticano foi cumplice do genocida Pavelic. Pavelic juntamente com soldados e clérigos romanos... exterminou 1 milhão de ortodoxos sérvios...(o Pavelic matou tambem ciganos,judeus e opositores). o campo de Jasenovac era chefiado pelo franciscano Filipovic ("Fra Sotona")
o papa Pio XII ficou ciente dos crimes de seus padres e fiéis e se omitiu vergonhosamente.
E pra piorar, o Vaticano ajudou criminosos do regime croata (incluindo)Pavelic a fugirem pros EUA,Argentina e outros países.
o Vaticano ajudou alemães que nem Eichmann e Mengele também!
Alguns dos prelados romanos que ajudaram os criminosos foram os monsenhores Montini (futuro Paulo VI),Hudal(antigo membro do partido nazi),Draganovic(oficial de Pavelic), Caggiano e Siri...