A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Igreja da Suécia (Luterana) aprova casamento religioso entre homossexuais

 

 

Medida entra em vigor a 1 de Novembro

A Igreja da Suécia aprovou hoje o casamento religioso dos homossexuais, que já era autorizado pela lei sueca desde 01 de Maio.
A medida, que será aplicada a partir de 01 de Novembro, foi adoptada por uma maioria de cerca de 70 por cento dos 250 membros do sínodo sueco, indicou a instituição religiosa protestante em comunicado.
No sínodo foi também aprovada uma liturgia para os casamentos homossexuais, de acordo com o mesmo comunicado.
Aquando da adopção da lei pelo parlamento sueco em Abril último, a Igreja luterana, separada do Estado em 2000, apoiou a reforma mas adiou a aprovação formal para o sínodo.
A Suécia, já pioneira em matéria de direito à adopção pelos casais homossexuais, torna-se assim um dos primeiros países do mundo a autorizar a celebração de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, no seio da sua principal congregação religiosa.
Cerca de 73 por cento dos suecos pertenciam à Igreja da Suécia em 2008.
A principal associação sueca de defesa dos homossexuais, RFSL, saudou a decisão.
A "RSFL felicita a Igreja da Suécia pela decisão, os vossos membros homossexuais e bissexuais vão enfim poder sentir-se um pouco mais bem-vindos na sociedade", indica um comunicado.
Mas a associação critica o direito dos pastores de recusarem a título individual celebrar um casamento homossexual. Nesse caso, a Igreja deverá poder encontrar um outro padre para a cerimónia.
Responsáveis das Igrejas católica e ortodoxa, grandemente minoritárias na Suécia, manifestaram-se entristecidos pela decisão da Igreja protestante.
"É com tristeza que tomamos conhecimento da decisão do sínodo da Igreja da Suécia", escreveram Frederik Emanuelson, responsável ecuménico da Igreja católica sueca e Misha Jaksic, um responsável da Igreja ortodoxa, num comunicado comum.
"Nas nossas Igrejas e comunidades não uniremos casais homossexuais, dado ser uma contradição completa relativamente à tradição da Igreja e de toda a nossa visão da criação", acrescentaram.
Na Suécia, os casais heterossexuais podem escolher entre o casamento civil e o religioso, enquanto que os casais homossexuais só estavam autorizados, desde 1995 e até agora, a unirem-se através de uma parceria tornada legal por uma cerimónia civil.
O casamento religioso tem neste país nórdico valor civil.

Fonte: Diário de Notícias

Nenhum comentário: