A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O Sábado das Almas



Geralmente o dia de sábado, inclusive fora da Grande Quaresma, é o dia que a Igreja dedica à recordação dos falecidos, pois o sábado é o dia no qual Deus abençoou a vida na Terra. Todavia, devido ao pecado, este dia agora simboliza toda a vida terrena que conduz à morte. Cristo, o Senhor, permaneceu morto durante todo o dia do sábado, “descansando de todas as Suas obras”, e “venceu a morte pela morte”. É assim, então, que na Igreja de Cristo do Novo Testamento, o sábado se faz um dia especial para recordar os falecidos e oferecer súplicas a Deus pela salvação deles. 
Fonte: Metrópole Autônoma do Equador e América Latina


Da "Constituição Apostólica" (Livro VIII, cap. 42), a Igreja de Cristo herdou o costume de comemorar os que deixaram esta vida, ao terceiro, ao nono e ao quadragésimo dia de seus falecimentos.

Considerando o fato de que ao longo dos séculos muitos faleceram privados dos Ofícios Fúnebres (memoriais) - quer por falecerem em terras distantes ou por outras circunstâncias adversas - os Santos Padres, movidos pelo amor aos seres humanos, estabeleceram um dia para comemorar todos os piedosos Cristãos Ortodoxos que repousaram em todas as eras e lugares, a fim de contemplarem também aqueles que partiram privados dos Ofícios Memoriais. 

Outro costume também estabelecido pela Igreja, é a prática dos parentes dos falecidos ofertar esmolas aos pobre como um memorial àquele que partiu 

Também por ocasião do “Domingo do Juízo Final”, onde recordamos a Segunda Vinda de Cristo, e uma vez que os que repousam ainda nem foram julgados, nem já receberam a sua recompensa por completo (Atos 17:31; II Pedro 2: 9.; 11 Heb: 39-40) , a Igreja hoje comemora, com razão, confiada na infinita misericórdia Divina, as almas adormecidas, e reza para que o Senhor tenha misericórdia dos pecadores.

Além disso, uma vez que estamos comemorando todos os que já partiram, é conveniente para cada um de nós buscarmos o arrependimento por meio da lembrança de que também nós mesmos vamos morrer.

Tropárion Modo 4 Plagal
Ó Criador, que das profundezas da sabedoria 
amorosamente governas todas as coisas, 
concedendo a cada um o que lhes é melhor,
Concede, assim, descanso para a alma dos Teus servos,
porque eles depuseram sua esperança em Ti, ó nosso Autor e Criador e Deus.

Kondákion Modo 4 Plagal
Concede, ó Cristo, descanso, entre os santos,
para as almas dos Teus servos,
lá onde não há dor, nem tristeza, nem luto, mas a vida eterna.

Fonte: goarch.org





Nenhum comentário: