A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

As diferenças entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Romana






As Igrejas ortodoxas e a Igreja de Roma formaram durante os primeiros mil anos do cristianismo uma única comunhão eclesiástica, ou seja, uma só Igreja. Esta é a razão pela qual existem muitas coisas parecidas entre as duas, contudo, esta “semelhança” é apenas aparente, tal como as grafias de alguns termos do idioma espanhol e do português, no entanto, com significados distintos. 
Assim é entre Ortodoxia e Romano-Catolicismo: quando falamos por exemplo da Santíssima Trindade, da Santa Tradição, dos Sacramentos e da Hierarquia Eclesiástica, usamos termos comuns, porém, em alguns casos, com significações profundamente distintas e opostas entre si. 
Isto acontece porque ao longo dos primeiros mil anos, a Igreja de Roma foi resignificando os termos teológicos e suas representações devido a fatores culturais e políticos, o que levou Roma a seguir um caminho próprio e distinto de suas irmãs. Esta jornada solitária gerou um fosso entre Roma e as demais Igrejas e o cisma se tornou inevitável. 
A jornada solitária e isolada de Roma a levou a pensar o mundo e a Fé de modo particular, de maneira que aquela que hoje conhecemos como Igreja Católica Apostólica Romana tem muito pouco da Igreja de Roma do primeiro milênio. 
Na época do Movimento de Reforma Protestante, Roma já era uma pálida  expressão do seu passado Ortodoxo; e o Ocidente cristão ignorava completamente suas raízes Ortodoxas e Orientais.

A diferença fundamental é a questão da infalibilidade papal e a reivindicação de supremacia universal da Sé de Roma, o que a Igreja Ortodoxa não admite, pois ferem frontalmente a Sagrada Escritura e a Santa Tradição.
 Existem, ainda, outras distinções, abaixo relacionadas em dois grupos básicos:

a) diferenças gerais; e
b) diferenças especiais.

Para termos uma ideia dessas diferenças, vejamos o seguinte esquema, de cuja leitura se infere uma possibilidade de superação, quando pairar acima das paixões o espírito de fraternidade que anima o trabalho dos verdadeiros cristãos.


DIFERENÇAS GERAIS:


São dogmáticas, litúrgicas e disciplinares.

A Igreja Ortodoxa só admite sete Concílios, enquanto a Romana adota vinte.

A Igreja Ortodoxa ensina que o Espírito Santo procede unicamente do Pai, conforme afirma o Credo Niceno-Constantinopolitano, e não do Pai e do Filho, conforme o ensino da Igreja Romana, que resolveu no ano de 1014 dC aceitar a modificação imposta pelo Imperador Carlos Magno no Séc. IX, adulterando assim o texto do Credo e, principalmente, a noção da Ontologia Trinitária.

A Sagrada Escritura e a Santa Tradição tem o mesmo valor como fonte de Revelação, segundo a Igreja Ortodoxa, pois na Bíblia se tem o ensinamento Divino e, na Tradição a correta interpretação, ambas fruto do Sopro de Deus, o Espírito Santo. A Romana, no entanto, considera a Tradição mais importante que a Sagrada Escritura.

A consagração do pão e do vinho, durante a missa, no Corpo e no Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, efetua-se pelo Prefácio, Palavra do Senhor e Epíclese, e não pelas expressões proferidas por Cristo na Última Ceia, como ensina a Igreja Romana.

Em nenhuma circunstância, a Igreja Ortodoxa admite a infalibilidade do Bispo de Roma. Considera a infalibilidade uma prerrogativa de toda a Igreja e não de uma só pessoa.

A Igreja Ortodoxa entende que as decisões de um Concílio Ecumênico são superiores às decisões do Papa de Roma ou de quaisquer hierarcas eclesiásticos.

A Igreja Ortodoxa não concorda com a supremacia universal do direito do Bispo de Roma sobre toda a Igreja Cristã, pois considera todos os bispos iguais. Somente reconhece uma primazia de honra ou uma supremacia de facto (primus inter pares).

A Virgem Maria, igual às demais criaturas, foi concebida em estado de pecado ancestral. A Igreja Romana, por definição do papa Pio IX, no ano de 1854, proclamou como "dogma" de fé a Imaculada Concepção.

A Igreja Ortodoxa nega a existência do limbo e do purgatório.

A Igreja Ortodoxa não admite a existência de um Juízo Particular para apreciar o destino das almas, logo após a morte, mas um só Juízo Universal.

O Sacramento da Santa Unção pode ser ministrado várias vezes aos fiéis em caso de enfermidade corporal ou espiritual, e não somente nos momentos de agonia ou perigo de morte, como é praticado na Igreja Romana.

Na Igreja Ortodoxa, o ministro habitual do Sacramento do Crisma é o Padre; na Igreja Romana, o Bispo, e só extraordinariamente, o Padre.

A Igreja Ortodoxa não admite a existência de indulgências.

No Sacramento do Matrimónio, o Ministro é o Padre e não os contraentes.

Em casos excepcionais, ou por graves razões, a Igreja Ortodoxa acolhe a solução do divórcio admitindo um segundo ou terceiro casamento penitencial.

São distintas as concepções teológicas sobre religião, Igreja, Encarnação, Graça, imagens, escatologia, Sacramentos, culto dos Santos, infalibilidade, Estado religioso...



DIFERENÇAS ESPECIAIS:


Além disso, subsistem algumas diferenças disciplinares ou litúrgicas que não transferem dogma à doutrina. São, nomeadamente, as seguintes:

1- Nos templos da Igreja Ortodoxa só se permitem ícones.
2- Os sacerdotes ortodoxos podem optar livremente entre o celibato e o casamento.
3- O batismo é por imersão.
4- No Sacrifício Eucarístico, na Igreja Ortodoxa, usa-se pão com levedura; na Romana, sem levedura.
5- Os calendários ortodoxo e romano são diferentes, especialmente, quanto à Páscoa da Ressurreição.
6- A comunhão dos fiéis é efetuada com pão e vinho; na Romana, somente com pão.
7- Na Igreja Ortodoxa, não existem as devoções ao Sagrado Coração de Jesus, Corpus Christi, Via Crucis, Rosário, Cristo-Rei, Imaculado Coração de Maria e outras comemorações análogas.
8- O processo da canonização de um santo é diferente na Igreja Ortodoxa; nele, a maior parte do povo participa no reconhecimento do seu estado de santidade.
9- Existem, três ordens menores na Igreja Ortodoxa: leitor, acólito e sub-diácono; na Romana: ostiário, leitor e acólito.
10- O Santo Mirão (Crisma) e a Comunhão na Igreja Ortodoxa efetuam-se imediatamente após o Baptismo.
11- Na fórmula da absolvição dos pecados no Sacramento da Confissão, o sacerdote ortodoxo absolve não em seu próprio nome, mas em nome de Deus - "Deus te absolve de teus pecados"; na Romana, o sacerdote absolve em seu próprio nome, como representante de Deus - "Ego absolvo a peccatis tuis...."
12- A Ortodoxia não admite o poder temporal da Igreja; na Romana, é um dogma de fé tal doutrina.


Os Dez Mandamentos

A Santa Igreja Católica Apostólica Ortodoxa conservou os dez mandamentos da Lei de Deus na sua forma original, sem a menor alteração. O mesmo não sucedeu com o texto adoptado pela Igreja Católica Apostólica Romana, no qual os dez mandamentos foram arbitrariamente alterados, tendo sido totalmente eliminado o segundo mandamento e o último dividido em duas partes, formando dois mandamentos distintos. Esta alteração da Verdade constitui um dos maiores erros teológicos desde que a Igreja Romana cindiu a união da Santa Igreja Ortodoxa no século XI. Esta modificação nos dez mandamentos, introduzidos pelos papas romanos, foi motivada pelo Renascimento das artes. Os célebres escultores daquela época tiveram um amplo leque de atividades artísticas, originando obras de grande valor. Não obstante, as esculturas representando Deus, a Santíssima Virgem Maria, os santos e os anjos estavam em completo desacordo com o segundo mandamento de Deus. Havia, pois, duas alternativas, ou impedir a criação de estátuas ou suprimir o segundo mandamento. Os papas escolheram esta última solução, caindo em grave erro.

54 comentários:

Unknown disse...

eu acho q poderiam resumir mais o assunto

Anônimo disse...

ERRADO!
A Igreja Católica Apostólica ROMANA tem a comunhão doa fiéis nas duas espécies PÃO E VINHO!!!
CORPO E SANGUE DE CRISTO!!!

acho que vc esta meio desinformado sobre isso!!!

e outra coisa os mandamentos nao foram alterados... e se vcs acreditam que o velho é 'o melhor" então acredita que nós devemos só cumprir a ordem de nao fazer coisas ruins... No novo ele aprofunda-se além de o homem não poder errar ou evitar errar ele tem que ser CARIDOSO ou seja
o novo pede que além de obedecer ao mandamento ainda seja solidario e caridoso! equanto o velho só pede para evitar o erro!

Annie disse...

não concordo com o anonimo. só o padre comunga a hóstia molhada em vinha, os fiéis recebem só o pão mesmo.
mas eu adorei esse post, meus parabéns, foi esclarecedor, gostaria de ler mais sobre isso, mas é dificil encontrar, e quase sempre tem uma visão da igreja católica romana como se os ortodoxos fosse heréticos e errados. achei teu post imparcial e informativo, agradeço.

Captain Gottlieb disse...

Quem é ortodoxo e divorciado pode receber a Comunhão?

marina disse...

Nunca fui informada de que ortodoxos eram heréticos e errados.Apenas que não aceitaram todos os concilios.Entretanto,sempre desejei saber mais sobre o assunto,muito interessante este texto informativo.É verdade que em geral a comunhão na igreja católica a maioria das vezes o pão não é servido no vinho.Mas existem eventos em que o padre o faz,isso é,serve pão umedecido no vinho.Na minha igreja ele serve a comunhão nas duas espécies para os aniversariantes do mês,e sempre tem a fila central,onde o padre oferece a comunhão,vc comunga nas duas espécies somente na fila dele.E em certos movimentos da igreja catolica romana,como o neocatecumenato a comunhão também é dada nas duas espécies para todos os membros.Gostaria de saber mais sobre a igreja ortodoxa.Existem movimentos dentro dela também?como é a pratica e crescimento espiritual de vocês?

marina disse...

esqueci de acrescentar que os ministros da eucarístia também sempre comungam nas duas espécies,se não me engano.Em qualquer paróquia.

Anônimo disse...

RESPOSTA AO ANOMINO ANTERIOR => resposta sobre ser caridoso e o velho mandamento Não!!

Amigo, está equivocando quando diz que o velho mandamento diz para somente obedecer a deus, e que o novo mandamento mudado pela igreja romana ainda ensina a ser CARIDOSO, coisa que o velho nao prega.

veja bem! os mandamentos são (do 1 ao 4 orientação para amar ao todo e poderoso DEUS JEOVÁ) e (do 6 ao 10 ensina a amar o proximo). Quando falas em amar ao próximo, amor significa todo o bem que venha a fazer pelo seu semelhante e isso inclue o teu dizer CARIDOSO.

primeiro de tudo, o velho (original) mandamento foi escrito pelo dedo de DEUS, o segundo foi alterado a lei de Deus pelos humanos (da igreja romana). te pergunto: quem são eles para mudar a palavra de DEUS nosso senhor?e mais, sabes que os cinco pilares da verdade absoluta que consta na biblia são DEUS, JESUS, ESPIRITO SANTO, BIBLIA E OS MANDAMENTOS??

sendo os mandamentos originais um dos pilares da verdade absoluta de deus, como a igreja romana muda uma verdade absoluta escrita POR DEUS?, estao com isso insinuando que DEUS não é perfeito e que com isso estao corrigindo um erro que Deus escreveu?? faça o meu favor....

vamos ter um pouco mais de fé e sabedoria para destinguir a verdade absoluta das que simplesmente impoe a uma sociedade mudando um mandamento para simplesmente lucrar e adorar esculturas onde que DEUS PEDE PARA QUE ADORAÇÃO SOMENTE A ELE, nao a santa disso, santa daquilo..

Att Julian

Anônimo disse...

Anonimo.... eles nao corrigirao eles ALTERARAM e completamente diferente

BERBEL disse...

Achei muito interessante esta postagem. Nao sei se vale a pena a discussao e o desentendimento estabelecidos em alguns comentários, pois nota-se que os anonimos que comentaram possuem fé distinta, cada qual nos dogmas de sua igreja, devendo ser respeitada a posiçao de cada um.
De qualquer forma, gostaria de perguntar aos ortoxos que estao lendo e postando, se podem me informar qual as crenças quanto a morte, o céu, inferno e a reencarnaçao do espeirito. Vcs acreditam em reencarnação? Quanto a Maria mae de Jesus, vocês acreditam em sua iluminação espiritual?

Padre Mateus disse...

Berbel,

Obrigado por visitar nosso blog.
Vc terá um melhor conhecimento da Fé Ortodoxa nos seguintes endereços:

http://fatheralexander.org/booklets/portuguese/orthodoxy_timothy_ware_p.htm
http://fatheralexander.org/booklets/portuguese/teologia_dogmatica_p.htm

Atenciosamente,

Pe. Mateus (Antonio Eça)

Anônimo disse...

Sou da Igreja Católica Apostólica Romana e sim, pão e vinho (corpo e sangue) são comungados nas missas.
Vejam bem, nas missas, não nas celebrações, pois as hóstias consagradas pelo Padre podem ser guardadas e usadas nas celebrações presididas pelos Diáconos ou Ministros da Palavra ou seminaristas.
Mas, quando o Padre é quem celebra, aí o vinho também é consagrado (na hora da missa) e comungado também, junto com a hóstia.

Mas falando sobre o post, achei muito esclarecedor! Parabéns!
Apesar de eu ser da Romana, tenho muita admiração pela Ortodoxa!

Deus abençoe a todos nós! :)

Moisés disse...

Annie o seu comentário sobre o Padre somente ele comungar sobre as duas espécies é de tal forma errada pois eu sou acólito(o mesmo que coroinha caso não saiba) também comungamos nas duas espécies e geralmente na Primeira Eucarístia, na Crisma e em outros momentos a critério do Padre outras podem podem receber nas duas espécies.Mas isso vai de cada Padre e não somente exclusivo pra ele.

Maicon Acolito permanente disse...

Pois eu concordo com o anonimo também, eu sou católico desde pequeno e sempre comunguei o pão e o vinho,
e pra encerramento de conversa, queira ou não, a igreja católica foi a igreja fundada por cristo atreveis de Pedro e se a ele foi dado o poder da igreja, tanto ele quanto qualquer outro papa sucessor tinha o poder para decidir ou não a autorizar ou não o casamento de um sacerdote, além do mais acho até certo a decisão da igreja romana,
pois um sacerdote tem que ser modelo de Cristo e deve se viver somente casado com a santa, una, católica e apostólica igreja.

Leila disse...

Oi, estava fazendo uma pesquisa sobre a igreja ortodoxa e vi estes comentarios. Gostaria de esclarecimento sobre o meu casamento. Me casei na igreja ortodoxa e a celebracao foi feita com 2 padres( ortodoxo e romano ) mas so tenho o certificado de casamento da ortodoxa pois a cerimonia foi feita la. Me divorciei ha 6 anos. Pela igreja romana sou considerada casada? O casamento e valido para igreja romana? Obrigada. Leila.

Unknown disse...

entrei nesse blog hoje. vo simplificar pra vocês, está na Bíblia que quem tirar ou acrescentar qualquer coisa ás escrituras terá seu nome riscado do livro da vida(sendo assim desprovido da salvação) infelizmente não lembro onde está escrito( se alguém souber, por favor coloque aqui o capítulo, versículo e livro onde está escrito na Bíblia, vo pesquisar, mas sei que tem no Apocalípse e em outro livro que não to lembrando agora, vo pesquisar). Os fatos são dois, 1o que ás vezes a bíblia é um pouco difícil de se entender, mas tem coisas como essas que não precisa de muita interpretação. 2o que ás pessoas tem que deixar de preguiça, pq o espírito santo nos dá entendimento, parar de receber as coisas mastigadas e começar a pensar no que está comendo. Eu tomo cuidado pra pensar nas interpretações de pessoas que escrevem com respaldo verdadeiramente bíblico, sem coisas do tipo Santa Tradição da Igreja. E respaldo de toda a bíblia pq quem estuda sabe que as passagens da Bíbla se completam, sem considerar um único versículo sem contexto, que aliás é o motivo de muito equívoco, como testemunha de jeová e adventismo do sétimo dia, e muitas outras coisas inclusive na própria igreja católica. fé racional sempre baseada na Bíblia. abraço a todos

Padre Mateus disse...

Anik,

Considere sua fala, na qual não sabe sequer precisar uma citação bíblica que apoie seu raciocínio, como vc pode julgar se uma pessoa está falando com verdadeiro respaldo. Observe que vc avalia o conteúdo da publicação com base numa ideia pessoal (pre-conceito) do que numa argumentação consistente.
Em se tratando de verdades Divinas, devemos ter muita prudência nos lábios antes de fazer qualquer assertiva.

Atenciosamente,

Pe. Mateus

Unknown disse...

Oi, desculpa se te ofendi de alguma forma. como sou péssima em guardar livros capítulos e versículos de cor, eu realmente cometi o erro de por no que escrevi uma coisa que eu sabia, mas não lembrava onde estava escrito. como sou inquieta, e amo pesquisar, pesquisei, embora o senhor mesmo, com um pouco de humildade (que eu não tive), poderia me mostrar aquilo que eu pedi, e precisava ver, evangelizar é o seu ministério. enfim, admito meu erro. a passagem do apocalipse que tentei mencionar, que fala sobre o livro da vida é este, Apocalipse 22:18-19 "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro" Pode ter alguma confusão quando ele diz "deste livro", pode-se imaginar que seja de toda a Bíblia ( como eu entendi), mas mais na frente ele diz "desta profecia". Então o Espírito de Deus deixa com um aviso bem sério a quem pensar em manipular o livro do Apocalípse, isso vc entende quando diz que "virá as pragas escritas neste livro". Então esse trecho se refere ao livro do Apocalipse, e não de toda a Bíblia. Mas isso não significa que pode-se sair por ai torcendo, trocando, mudando oque ta escrito. Você pode estar pensando"ela é uma evangélica abusada" não sou evangélica, mas observo esse tipo de atitude quando Deus diz em Mateus 6: 31,32,33 " Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."
, e eu vejo um monte de pregação de prosperidade, parece até que ta vendendo um produto.Voltando a manipulação bíblica, olhando li alguns trechos que baseiam isso:
Deu 4:2 Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando.
Prv 30:5-6 Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.
Gál 1:6-12 Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas,ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema(*). Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
(*)-anátema
(latim eclesiástico anathema, -atis, do grego anáthema, -atos, oferenda, coisa maldita, maldição)
adj. 2 g.
1. Maldito, excomungado.
s. m.
2. Excomunhão com execração.
3. Pessoa anatematizada.

Enfim, é isso. Vou procurar mais a respeito. E mais uma vez desculpa por algo. Minha família é católica em sua grande maioria, não estou aqui pra ofender ninguém, mais existem muitos desencontros com a doutrina e coisas escritas na Bíblia( a Bíblia por exemplo, não diz nada sobre o purgatório, limbo, ou qualquer coisa nos leve a entender que seja isso, ela é enfática sobre o inferno( outro assunto), a própria idéia do purgatório diminui muito o sacrifício de Jesus). Um abraço.

Unknown disse...

outra vez desculpas, pois olhei, padre, e pensei que fosse padre católico, os ortodoxos não tem as idéias extamente iguais aos católicos. de qualquer forma, espero que o que eu escrevi faça entender meu ponto de vista

Padre Mateus disse...

Anik,

Vc é bem-vinda em nosso sitio. deus a abençoe.

LYGLYNAY disse...

Nosso Senhor Jesus Cristo quer a unidade da igreja.Amen
Sou Catolico romano mas farei o sinal da Cruz perante uma igreja Ortodoxa. AMEN.

Anônimo disse...

Sou Católica Apostólica Romana e, na Paroquia à qual pertenço a Sagrada Comunhão é distribuída aos fiéis nas Sagradas Espécies do Corpo e Sangue de Jesus.

Parei para ler um pouco sobre a Igreja Ortodoxa, respeito seus princípios e valores, mas discordo de vários que são colocados, sobremaneira a escolha livre entre celibato e casamento dos sacerdotes. Uma vez que, o Único e Verdadeiro Sacerdote, Jesus Cristo, viveu de modo celibatário, então não se concebe um seguidor, um representante seu aqui na terra, unir-se em matrimônio.

Padre Mateus disse...

Cara Anônima,

Obrigado por seu comentário e participação.

Gostaria que vc respondesse a seguinte questão: Se o celibato é uma imposição ao sacerdote, então, conforme a doutrina da sua Igreja, então, porque Cristo escolheu um homem casado para ser o chefe da Sua Igreja, ou seja, o Apóstolo São Pedro? Consulte esses textos bíblicos:

"E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre." Mateus 8:14

"Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas (Pedro)?"1 Cor. 9:5

"Eis uma coisa certa: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime. Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, casado uma só vez, sóbrio, prudente, regrado no seu proceder, hospitaleiro, capaz de ensinar."1 Tim. 3:1,2

Anônimo disse...

Caríssimo Pe. Matheus, sobre o celibato e a pergunta que me fez: sim, Jesus escolheu Pedro para ser o Chefe da Igreja Romana, ele era casado e tinha família. Porém, ao ser tocado pelas palavras de Jesus e aceito o convite para ser "pescador de homens", ele seguiu ao Mestre, deixou tudo para trás, família, enfim tudo, e seguiu sozinho... não consigo entender o trabalho de um sacerdote, com tantas ovelhas confiadas ao seu rebanho, dividir-se com a vida familiar, matrimonial. NO meu entender, como leiga a serviço da Igreja, o Padre, o Sacerdote é pai de uma grande família, suas ovelhas. Não consigo entender de outra forma. Mas, respeito os valores, tradições e normas da nossa irmã Igreja Ortodoxa.

Maristela Barbosa Freitas Da Silva disse...

Está havendo um engano quanto a forma de confissão:
Os padres da Igreja Católica Apostólica Romana, sempre absolvem os pecados assim:
Eu absolvo os teus pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nunca em nome deles!!

Anônimo disse...

"Pedro seguiu sozinho" é uma opinião pessoal sem nenhum respaldo Bíblico ou na santa Tradição. Pense bem no que você disse irmão(ã). Estás afirmando que um apóstolo como São Pedro ou um verdadeiro cristão seria tão irresponsável perante o santo sacramento do matrimônio aponto de abandonar sua mulher e filhos?

São Paulo disse que o cristãos deveria vir como foi chamado, casado ou solteiro. Por isso não é uma questão de opção ou escolha do sacerdote ortodoxo. Se este era casado ele permanece casado depois do sacramento da ordem, se era celibatário permanece como estava.

A grande maioria das pessoas julgam as coisas de modo precipitado sem o menor conhecimento do que dizem. Infelizmente esse péssimo hábito é quase um lugar comum em nosso país.

Que a Paz e a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco.

JESUS É O NOSSO SENHOR E SALVADOR disse...

Graça e Paz !!!

Como já foi dito no blog, a própria escritura sagrada orienta para que o Bispo e o Diácono sejam casados, essa é uma orientação do Apóstolo Paulo na carta a Timóteo. A palavra de Deus não proibe o casamento para os líderes da igreja.

Deus abençoe a todos em o nome de Jesus.

JESUS É O NOSSO SENHOR E SALVADOR disse...

Graça e Paz .

Gostaria de saber, porque na visão romana e ortodoxa, a honra prestada a mãe de Jesus não é considerada uma forma de culto, pois biblicamente só nos é ordenado a cultuar a Deus. Penso que, cantar hinos à Maria, orar, tendo-a como intercessora, é uma forma de cultuar.
Reconheço a importância de Maria no cristanismo, mas biblicamente não nos foi ensinado por Jesus e nem pelos apóstolos que devemos orar a Deus, a tendo como intercessora. Claramente as escrituras sagradas nos diz que Jesus Cristo vive para interceder por nós, e o mesmo não é dito a respeito de Maria.

JESUS É O NOSSO SENHOR E SALVADOR disse...

Graça e Paz .

Gostaria de saber porque na visão da igreja romana e ortodoxa, a honra prestada a mãe de Jesus, não é vista como uma forma de cultuar.
Penso eu que cantar hinos a Maria e orarmos a Deus com a intercessão dela é uma forma de culto a ela. Biblicamente só nos é ordenado a cultuar a Deus.
Sabemos que Jesus Cristo morreu e ressuscitou e está á direita de Deus Pai, intercedendo por nós, pois Ele está vivo. Não há ensinamento apostólico registrado nas sagradas escrituras a respeito de Maria estar viva, como está o Filho Amado de Deus, e tudo indica que ela também está aguardando a ressurreição dos mortos. Enquanto Jesus foi morto, mas agora está vivo, enquanto Maria aguarda a ressurreição.

Padre Mateus disse...

Caro Edilberto,

Segundo São Lucas, em sua narrativa da visita de Maria a Isabel (Lc 1:39-49), são precisamente Isabel e João Batista, que movidos pelo Espírito Santo, os primeiros seres humanos a prestar veneração à Santa Mãe de Deus. Eles representam todos os santos da Antiga Aliança que saúdam a chegada da Nova Eva, cumprindo-se a antiga promessa ao gênero humano decaído. A narrativa fala que a voz da Virgem provocou grande júbilo espiritual em Isabel e no Precursor ainda fetal. À maneira dos profetas do Velho Testamento, o Espírito Santo leva Isabel a profetizar acerca da Virgem:

1. Primeiramente usa - em relação à Virgem - a fórmula introdutória dos louvores em Israel: “Bendita és tu...”, igualmente também se dirige à Criança: “Bendito é o Fruto do teu ventre”;

2. Aquela que profetiza se enche de humildade diante do que lhe é inefável, e, assim, Isabel diz: “Quem sou eu para que me visite a Mãe do meu Senhor?”;

3. Faz com que ela profetize acerca do que não entende. Isabel não poderia entender como o mortal poderia gerar o Eterno;
 
4. Louva Àquela que Deus santificou: “Bem aventurada aquela que creu...”. Em contrapartida, à semelhança dos coros que se alternavam nos ofícios levíticos, o Espírito Santo toma a boca de Maria, que também profetiza:

a. Louvando o Soberano Deus pela Graça e Salvação que lhe concedeu, sendo ela uma humilde serva e; b. Anunciando a veneração que doravante todas as gerações lhe prestariam.

A maioria dos Protestantes não consegue enxergar este sentido do texto, porque, infelizmente, não possuem uma mente litúrgica. Como sua experiência se centraliza e se apoia unicamente na razão discursiva, reduz a expressão “Bem Aventurada” - aplicada à Virgem  - a uma simples declaração sobre o estado de sua alma, ignorando completamente toda a cultura litúrgica que permeava a sociedade judaica e, em particular, desconsiderando o ambiente doméstico de Isabel: o Templo de Deus, pois era esposa do Sumo Sacerdote Zacarias.

A percepção Protestante das Sagradas Escrituras, em nossa avaliação, tornar-se bastante limitada e consequentemente também, limitante, por causa de sua metodologia, ou seja, o cartesianismo, e aí está a causa de sua grande fragmentação. Infelizmente, o espaço não nos permite uma explanação mais aprofundada desta limitação, mas, se for necessário, retornaremos.

Contudo, apesar de sua “sola scriptura”, os Protestantes sustentam a voz da Tradição no ensino de doutrinas que não estão explicita e objetivamente ensinadas na Bíblia, mas que são percebidas somente por um arrazoado teológico dos textos bíblicos: Todos sustentam uma crença de que Deus É uma Trindade Consubstancial e Indivisível, e que Cristo possui perfeitamente uma dupla natureza: a Divina e a Humana, sem confusão ou separação. Isto sem dizer que em nenhum texto da Bíblia exista uma só citação de que as Escrituras são a “única regra de fé e prática”. No entanto, este raciocínio é aceito, mesmo sem a Bíblia o ensinar. A própria definição do Cânon é outra realidade sagrada que não está na Bíblia.

Portanto, apesar de não percebida pelos evangélicos, a veneração à Santa Mãe de Deus, incluindo a presença de cânticos e orações está presente na Bíblia (Sl 45 Lc 1:39-49), apoiada por uma série de arrazoados teológicos pertinentes com base em uma série de outros textos, tanto do VT, como do NT.

Como disse, aqui não nos é possível uma análise mais aprofundada, mas, espero que esta possa servir como ponto de partida que possibilita uma compreensão do que até agora não pode ser compreendido.

Recomendo a leitura neste blog de dois artigos, fruto de meu diálogo com um adventista.

http://antonioeca.blogspot.com.br/2010/01/virgindade-perpetua-da-santissima-mae.html

e

http://antonioeca.blogspot.com.br/2010/01/a-virgindade-perpetua-da-mae-de-deus.html

Fraternalmente,

Pe. Mateus

Unknown disse...

Rezo para que a unidade dos cristãos aconteça.Unidos somos mais fortes.Sou C.A.ROMANO,AMO MINHA IGREJA E MEU SONHO É VER ESSA UNIDADE ACONTECER.

Unknown disse...

batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.(Mateus 28,19) acho que deixa bem claro aqui que a ultima pessoa da trindade é o espirito santo que procede do pai e do filho a sagrada escritura é bem clara na divina ordem 1.PAI 2.FILHO 3.ESPIRITO SANTO

Unknown disse...


A respeito da imaculada mãe de Deus

Gênesis 3:15, onde Deus disse: "Eu Porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela", assim, segundo esta profecia, seria necessário uma mulher sem pecado, para dar a luz à Cristo, que reconciliaria o homem com Deus.


Por esta profecia reforçada com Apoc.12 entendemos o porque de todo ódio de Satanás a Maria: "Se um sábio e um tolo discutem ambos ficam no mesmo nível." Deus sabe disto e não daria esta honra ao diablo.Para Satanás é terrível e humilhante ser derrotado por uma simples mulher, ao invés de disputar diretamente com Deus. Nisto vemos a sabedoria de Deus em humilhar a Satanás.

2)- O verso "Tu és toda formosa, meu amor, não há mancha em ti" no Cântico dos Cânticos (4,7) é usado para defender a Imaculada Conceição,
(MAS QUEM PODE TIRAR O PURO (JESUS)DE UM IMPURO? JAMAIS(JO 14,4))

Alex Arusiewicz Lacerda disse...

Muito interessante, parabéns pelo texto.

Padre Mateus disse...

Obrigado Alex Arusiewicz.

Atenciosamente,

Pe. Mateus

O pequeno Teólogo disse...

Desculpa querido Rafael Viera, mas esse textos de cantares ou cântico dos cânticos O Grande Rei Salomão se referia a uma mulher que ele queria possuir como esposa, pois este livro e um possui uma linguagem erótica se VC assim o estudar. E não faz referência a Virgem Maria. E a linguagem de Apocalipse 12 e uma linguagem profética ou simbólica a Mulher ali descrito se refere aa igrejaCristã, essa opinião e aceita por muitos teólogo e estudiosos do livro profético de Apocalipse. Mas porque este livro foi o último livro que entrou no cânon, e mesmo assim quase não entrou pois tinha um linguagem muito complexa, até pra nos teólogos. Mas enfim nosso Deus a deixou para nois através de estudo e fé entende-lo. R por isso nunca devemos alterar as coisa Santas e histórias, porque se for feito isso pede-se a Fé e a história.

Lane Torquato disse...

Olás! Que a presença do Divino Amor esteja no meio de nós, queridos irmãos e irmãs. Peço licença para escrever algumas palavras. Porque foi falado sobre o casamento de sacerdotes e lembrei-me do exemplo de Cristo. Jesus veio no seio de uma família e eu entendo que foi para ensinar para todos nós da importância e do valor dessa sagrada entidade. Cumprir o "amar ao próximo como a ti mesmo", no meu entendimento, começa dentro da família, desde o matrimonio até a paternidade e a maternidade, vejo que temos a oportunidade de aprender a nos unir e a exercer efetivamente esse amor ao próximo, temos a oportunidade de construir e aprimorar esse amor. Porque sabemos que amar o vizinho nem sempre é tão fácil, mas podemos aprender a partir do relacionamento com aqueles que estão mais próximos de nós: a família. Jesus não casou porque não tem nossas necessidades, é um Ser Divino, Sua missão foi trazer o Perdão e a Salvação, mas nasceu dentro de uma família para nos ensinar a respeito desse valor. O convívio dentro do casamento, dentro da constituição de uma família, é um instrumento de evolução espiritual, um poderoso teste de paciência, auxilia potencialmente na nossa graduação. É assim que eu compreendo. Um grande abraço a todos. Fraternalmente!

Unknown disse...

A paz do Senhor amados Parabéns pelo belo trabalho sou evangélica e meu namorado é ortodoxo e aqui pode saber muito sobre a religião ortodoxia apesar de sermos todos irmãos em Cristo Jesus um forte abraço.

Unknown disse...

A igreja Católica Romana , não excluiu somente o segundo mandamento, mas também modificou o quarto mandamento- "lembra-te do dia de sábado para o santificar... no sétimo dia, o sábado do Senhor teu Deus não farás obra alguma...(Êxodo 20:8)". Trocaram sábado pelo domingo como dia santo e de guarda.

Padre Mateus disse...

Quézia Garcia, por favor veja a nossa postagem "A Celebração do Sábado e do Domingo na Igreja Ortodoxa".

mini disse...

Bem interessante, deveria ser melhor explicado esta diferença nas aulas de Historia, afinal, a igreja faz parte da historia da humanidade: Não importa seus acertos e erros, faz parte.
Por isto que os evangelicos dizem que a igreja catolica de roma, ANTIGAMENTE, as primicias, eram mesmo santas, cristãs de fato,mas tornou-se gananciosa, imagine se queria perder o poder de estado e de Deus que tinha desde sempre ?
Com certeza , entre as duas, a igreja ORTODOXA é muito mais obediente a Deus em seus dogmas que a ROMANA. Está dentro da PALAVRA e não somente tradições.
Mas, ainda peca em adoração de imagens e em canonizar pessoas como santos a adoração.
SANTO é todo que se torna filho de Deus e procura viver aem santidade. Todos os apostulos eram homens comuns e foram santos, mesmo com seus defeitos.
Todos os escandalos de pedofilia seriam evitados, pelo menos a maioria deles, se deixasse livre o celibato. Um dos maiores erros.
Mas,enfim, tudo foi e é permissão de Deus, a BIBLIA SAGRADA está ai, integra, preservada por milagre de DEUS:
Pois se a igreja Romana de fato quisesse mudar radicalmente os textos teria abolido todo e qualquer referencia da abominação de DEUS por adoração á imagens de esculturas. Deus preservou a BIBLIA permitindo pensamentos diferentes para que hoje todos pudessemos de nós mesmso, ler e escolher;
Hoje vemos ainda mais o cumprimento da palvra, falsos mestres, de todos os lados, papas catolicos que sao adorados como DEUS e aceitam isto, pastores fraudulentos que chingam a catolica e sao piores, pois conhecem a plena verdade. MFIM, o povo, como sempre, é a vitima. MAS ninguém use de desculpas, aquele que ama a verdade e ama a Deus buscara respostas e melhor direção para servi-lo, tudo está na palavra, vivamos por ela. SÓ cristo Salva e é unico intercessor, sua palavra é a VERDADE, doa ela a quem doer, o que Ee tem pra nós é maior que qq coisa que coloquemos entre nós e Ele. Tudo passa nesta vida terrena. Sexo, vigor, juventude, beleza, dinheiro, vaidade, que resta ? a alma e Deus, velhinhos que o que lhes resta sao pensamentos. MAS a morte pode vir antes da velhice, e que temos para Deus ? Para nós mesmos.

Arllington Costa disse...

Olá Padre Mateus.

Saudações.

Gostaria de fazer uma pergunta (respeitosa e honestamente). Antes, permita-me dizer que sou cristão e que minhas convicções teológicas se alinham às concepções do movimento de restauração Stone-Campbell, por acreditar que tal movimento restaurou o ensino do Evangelho (para ficar mais claro o que pergunto).

A pergunta é sobre a questão do "celibato dos presbíteros". Em nossa visão (Stone-Campbell), é necessário e indispensável que o presbítero (bispo/pastores, já que não havia essa distinção no primeiro século) seja casado e tenha filhos crentes (o contrário da igreja católica romana e bem diferente das múltiplas concepções "protestantes").

Diante do fato de que a bíblia ensina de modo claro e inequívoco que: [...] "É necessário, portanto, que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher e tenha filhos cristãos que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. Por ser encarregado da obra de Deus, é indispensável que o bispo seja irrepreensível: não arrogante, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem dominado pela ganância. Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, piedoso, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à fiel Palavra, da forma como foi ministrada, a fim de que seja capaz tanto de encorajar os crentes na sã doutrina quanto de convencer os que se opõem a ela." (Tito 1: 6-9, KJA) e [...] "Esta é uma declaração digna de todo crédito: Se alguém almeja o episcopado, de fato, deseja algo excelente. É fundamental, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só esposa, equilibrado, tenha domínio próprio, seja respeitável, hospitaleiro, capacitado para ensinar; não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não amante do dinheiro. O bispo deve também governar bem sua própria família, sabendo educar seus filhos a lhe serem submissos com todo o respeito. Porquanto, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da Igreja de Deus? Não deve ser recém convertido, a fim de que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo. Também é necessário que tenha bom testemunho dos de fora, para que não seja envergonhado nem caia na armadilha do Diabo. " (I Timóteo 3: 1-7, KJA), como a Igreja Ortodoxa se posiciona diante desse ensinamento?

Desde já fico grato por sua atenção e desejo que o nosso bom Deus esteja contigo!

Nota 1: nas 'Igrejas Cristãs' de teologia alinhando ao pensamento de Stone e Campbell todos os presbíteros só são ordenados se enquadrarem-se em cada 'pré-requisito' citado por Paulo nos textos acima.

Nota 2: Para um melhor entendimento da minha posição a respeito do presbitério (a fim de deixar límpida a minha visão), deixo os artigos a seguir para leitura: 1) Pastores aprovados por Deus (http://www.estudosdabiblia.net/d89.htm); 2) Qual a diferença entre pastor, bispo e presbítero? (http://www.estudosdabiblia.net/bd1010.htm); 3) O que são presbíteros? (http://www.estudosdabiblia.net/2003425.htm); 3 4) Presbíteros: Protetores da Congregação (http://www.estudosdabiblia.net/tito1.htm).

Unknown disse...

Obrigado pela resposta, mais como jesus disse"Pois cada árvore é conhecida pelos seus próprios frutos. Não é possível colher-se figos de espinheiros, nem tampouco, uvas de ervas daninhas" Jesus é fruto de Maria e do espírito santo "bendito é o fruto do SEU ventre" Lucas 1,42 e as escrituras nos dizem que é impossível tirar um puro de um impuro "MAS QUEM PODE TIRAR O PURO (JESUS)DE UM IMPURO? JAMAIS(JO 14,4)"

Unknown disse...

O Marynha Dantas, a igreja ortodoxa também venera alguns santos como nós, idolatria é aquilo que colocamos acima de Deus ou no ligar que só é devido a ele, não é fazer uma imagem que você é idólatra agora se você cultuar esta imagem como um DEUS ai sim, é idolatria Deus proíbe a confecção de imagens de falsos Deuses, só. Se fosse assim Deus seria hipócrita pois ele ordena fazer esculturas de (anjos de ouro, serpente, flores, leões) se seguimos seu raciocínio não poderíamos nem ter fotos, nem camisas estampadas com desenhos, ora não são todos imagens?😂😂

Boa leitura. disse...

www.tlig.org

Unknown disse...

Após o Concílio Vaticano II a Unção dos enfermos na Igreja Católica Romana pode ser administrado sempre q for preciso, até em casos cirúrgicos. Minha irmã recebeu a Unção qdo foi ganhar seu bebê e poderá receber sempre que precisar. Sobre o rito da reconciliação (confissao) a Bíblia diz: "Aqueles a quem vcs perdoarem os pecados, estes serão perdoados", po e isso o sacerdote perdoa em nome de Deus, como diz a Bíblia. E sobre comunhão eh feita em duas espécies sempre que o padre puder ou quiser, eh permitido! Mas se receber soh o corpo estará recebendo Jesus por inteiro, pois se acreditamos ser o corpo de Jesus, todo corpo tem sangue, nosso sangue não está fora do nosso corpo. E para a Igreja romana tb a tradição e a Bíblia tem o mesmo peso e não uma ser mais importante que outra. Acho q seria possível uma unificação entre Católicos Romanos e Ortodoxos. Sou Católico Romano e rezo por isso! Obrigado.

Padre Mateus disse...

Caro Hélio,

Primeiramente, obrigado por sua participação.

Em seu comentário vc diz que a na Igreja de Roma, após o Concílio Vaticano II, a Unção dos Enfermos, pode ser ministrada sempre que preciso, até mesmo em casos cirúrgicos. Isto não é bem assim. Isto mudou quanto ao número de vezes que ele pode ser ministrado, mas, sempre atrelado ao risco de morte. Veja o Catecismo da Igreja Católica em seu Artigo 5, parágrafos 1513-1514. Na Igreja Ortodoxa é ministrado tanto para doenças físicas (mesmo sem risco de morte), como para doenças espirituais (Tiago 5:14-15).

Quanto ao poder do Sacerdote para perdoar pecados, na Igreja de Roma se confunde o uso deste poder. Ele foi dado aos Apóstolos e a Igreja para a disciplina eclesiástica, ou, seja para os que tendo caído em erro se deixam exortar pela Igreja (estes são recebidos em comunhão); como tb a excomunhão para os que se recusam a ouvir a Igreja, isto é, «...o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligardes na terra, será desligado nos céus» (Mt 16:19; 18:18). Este poder é confirmado após a ressurreição, conforme a narrativa por vc citada do Evangelho de João. A Confissão é diferente, pois, é um ato voluntário, que nasce em um coração arrependido, onde o indivíduo voluntariamente se dirige ao Altar para confessar os seus pecados. Este, de antemão, já tem os pecados perdoados pelo Próprio Cristo, nosso Sumo Pontífice (1 João 1:9; 2:1-2). O Sacerdote, como Pai Espiritual, o acolhe em sua angústia e o conforta trazendo à sua memória a bondade e caridade de Deus para com os penitentes, dizendo: «Deus te absolve dos teus pecados». Neste caso, não é o Padre quem perdoa. Ele declara o perdão que de antemão já está prometido por Deus aos que se arrependem de todo o coração. Esta foi a prática de todas as Igrejas de Deus por muitos séculos, tanto no Oriente como no Ocidente. Infelizmente, o Ocidente Latino, depois, seguiu por um caminho diferente, contrariando a unidade da Santa Tradição.

No caso da Eucaristia, esta liberdade que Roma dá ao Padre de celebrar em apenas uma espécie, considerando que ao receber o pão (hóstia) se recebe «Jesus por inteiro, pois se acreditamos ser o corpo de Jesus, todo corpo tem sangue, nosso sangue não está fora do nosso corpo», este é um nexo completamente equivocado, pois, neste raciocínio, além de não ter nenhum respaldo na santa Tradição, reduz a dinâmica do Mistério transcendente e inescrutável, a um mero raciocínio biológico. Ora, se isto é assim, então pq o padre não consagra apenas a Hóstia? Tem ele esta liberdade? E pq o padre ao comungar, não comunga somente a hóstia? Pode ele fazer assim? Certamente que não. Por que? Porque o Vinho e o Pão têm significados teológicos distintos, os quais, à semelhança das duas naturezas de Cristo, não se podem separar e nem confundir. Aqui reproduzimos o mesmo epílogo do parágrafo anterior: A celebração da Santa eucaristia em duas espécies «foi a prática de todas as Igrejas de Deus por muitos séculos, tanto no Oriente como no Ocidente. Infelizmente, o Ocidente Latino, depois, seguiu por um caminho diferente, contrariando a unidade da Santa Tradição», neste caso, cometendo um pecado contra a natureza da Eucaristia.

Rezemos pelo triunfo de tudo quanto pertence à Santa Tradição, tanto no Oriente como no Ocidente.

Unknown disse...

Gostei muito do blog. Boas respostas padre Mateus. Paz!

s disse...

Lendo a História da Igreja Ortodaxa da para compreender muito bem que
Papado sempre foi a Grande mentira inventada por Constantino.

RedZTone1001 disse...

"9- Existem, três ordens menores na Igreja Ortodoxa: leitor, acólito e sub-diácono; na Romana: ostiário, leitor e acólito."
errado.
Na Igreja Romana existiam QUATRO ordens menores: ostiário, leitor , acólito e exorcista. Porém hoje essas ordens não existem mais, e no lugar há dois Ministérios: o dos Acólitos e o dos Leitores
Qualquer dúvida, leia "Ministeria Quædam"

Mas de qualquer forma, ótima postagem.

Fatima rolim disse...

Os mandamentos não foram "mudados" pois na Bíblia católica são os mesmos 10 mandamentos. No catecismo os mandamentos foram aprimorados,e isso aconteceu com Santo Agostinho e creio que a Igreja Ortodoxa ainda não havia se separado de Roma.

O Padre Mateus devia se informar melhor antes de dizer que a modificação dos 10 mandamentos foi motivada (pelo renascimento das artes) e que as esculturas estavam em completo desacordo com o segundo mandamento (e os papas escolheram está última solução caindo em grave erro).
1- Pois desde o primeiro século,usava esculturas em argila para evangelização para a maioria do povo que não tinha a escrita.
2-Não farás para ti ÍDOLOS, não tem nada a ver com as imagens sacras, e sim com o povo escolhido (hebreus) que ficaram escravos em uma terra idólatra e aprenderam essa cultura, isto é,a adorar os deuses estranhos do Egito.
Sempre admirei muito a igreja Ortodoxa, mas ultimamente estou lendo muitas matérias que não se condiz com a verdade.Estou percebendo uma certa disputa com a Igreja de Roma, e isso, não bem de Deus e não pode ser de Deus.
-O Papa é Infalível quanto a dogma de gente moral, fora isso, ele é um homem como qualquer um, sujeito a enganos e pecados.
Sinceramente estou cada vez mais decepcionada!
Santo Agostinho-Se Deus é Único, então adorar o Verdadeiro Deus e não prestar culto a outros deuses, é um único e mesmo mandamento formulado de maneira positiva e negativa.
Ora! Quem adora e ama o Verdadeiro e Único Deus NAO TEM COMO ADORAR E AMAR FAKSOS DEUSES(IDOLOS) Uma vez que esses já não existem mais.
*É bom observar que a Bíblia não os enumera.*

A proibição de cobiçar qualquer coisa alheia, inclusive a mulher que era vista como *"coisa"* (objeto de propriedade).

Fatima rolim disse...

Faço das suas as minha palavras
Parabéns pela colocação correta do livro do Apocalipse.
Realmente Maria é a MULHER do livro do Genesis e do Apocalipse. Por isso Jesus se referia a ela como "MULHER."
Deus ao fazer a companheira de Adão, deu a ela o nome de "MULHER"

Fatima rolim disse...

Gostaria de saber porque meu comentário não foi aprovado!

Acaso é escolhido conforme convém a vocês?

Fatima rolim disse...

Parabéns irmã pela sua colocação, a Igreja de Roma segue 1Cor.7,32:35.

"O solteiro, diz a Bíblia, cuida das coisas do Senhor e DE COMO AGRADA-LO.
O Casado cuida das coisas do mundo e de COMO AGRADAR A SUA ESPOSA, então FICA DIVIDIDO."

Fatima rolim disse...

VERDADE! 👏👏👏👏