A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

A Universal Exaltação da Venerável Cruz



Dois eventos ligados à venerável Cruz de Cristo são comemorados neste dia: O primeiro, é a comprovação da Venerável Cruz no Gólgota e; o segundo, o retorno da Venerável Cruz da Pérsia para Jerusalém.

Ao Visitar a Terra Santa, a Santa Imperatriz Helena decidiu encontrar a Venerável Cruz de Cristo. Um velho judeu, chamado Judas, era o único que sabia onde a Cruz estava localizada; e, constrangido pela Imperatriz, ele revelou que a Cruz fora enterrada sob o templo de Vênus, que o imperador Adriano tinha construído no Gólgota. A Imperatriz ordenou que este templo idólatra fosse demolido e, depois de ter cavado abaixo dele, encontraram três cruzes.

Enquanto a Imperatriz ponderava sobre como reconhecer qual delas era a Cruz de Cristo, passava um cortejo fúnebre. Então, o Patriarca Macário lhe disse para colocar as cruzes, uma por uma, sobre o homem morto. Quando eles colocaram a primeira e a segunda cruz sobre o falecido, o defunto ficara inalterado. Quando eles colocaram a terceira cruz às costas, o homem morto voltou à vida. Assim, obtiveram a certeza que esta era a Preciosa e Vivificante Cruz de Cristo. Contudo, ainda puseram a Cruz sobre uma mulher enferma, e ela sarou. O Patriarca ergueu a Cruz para que todas as pessoas a contemplassem, e em lágrimas o povo cantava:

"Kyrie, eléison!” (“Senhor, tem piedade").

A Imperatriz Helena confeccionou uma capa de prata e cobriu a Venerável Cruz com a tal. Mais tarde, Chozroes, o imperador dos persas, conquistou Jerusalém, tendo escravizado muitas pessoas, e levou a Cruz do Senhor para a Pérsia.

A Cruz permaneceu na Pérsia durante quatorze anos. No ano 628 dC, o Imperador grego, Heráclito, derrotou Chozroes e, com muita pompa, trouxe a Cruz para Jerusalém. Ao entrar na cidade, o Imperador Heráclio pôs a Cruz sobre as suas costas, e de repente não foi capaz de dar um passo adiante. O Patriarca Zacharias vira um anjo impedindo o Imperador de carregar a Cruz no mesmo caminho que o Senhor tinha andado descalço e humilhado. O Patriarca comunicou esta visão para o Imperador. Este, retirou as suas vestes e, em traje esfarrapado e descalço, pegou a cruz, e a levou até o Gólgota, e a pôs na Igreja da Ressurreição, para a alegria e consolação de todo o mundo cristão.

† † †


Hino de Louvor
À VENERÁVEL CRUZ

Salva, ó Deus, o Teu povo!
Salva, Senhor!
Por Tua Venerável Cruz, resplandece-Te sobre nós,
Pela Cruz, conduze-nos!
A Cruz é poder e um sinal;
A Cruz é salvação.

Guardar, ó Deus, o Patriarca
E a Assembleia dos Bispos da Sérvia;
Concede-lhes forças para servir
Tua Venerável Cruz!
A Cruz é poder e um sinal;
A Cruz é salvação.

Salve, ó Deus,  a todos
Que exercem autoridade;
Que a Santíssima Cruz os proteja
Da corrupção das trevas!
A Cruz é poder e um sinal;
A Cruz é salvação.

Guardar, ó Deus,  a todo povo
Que a Ti ora.
Que por Tua Cruz, prontamente triunfem
Sobre Todas as dificuldades.
A Cruz é poder e um sinal;
A Cruz é a salvação!

† † †

REFLEXÃO

Assim como uma vela se acende a partir de uma outra vela, assim também um bom trabalho nasce de um bom trabalho.

Certo cidadão queria doar uma cruz de ouro para uma igreja. Chamou um jovem, porém, experiente ourives, e deu-lhe uma grande quantidade de ouro, dizendo-lhe que ele a tomasse, e com ela confeccionasse uma cruz conforme seu critério.

O pobre ourives, vendo que era uma grande doação que tal cidadão estava fazendo para o bem da sua alma, se inflamou de amor por Deus em seu coração, e decidiu que iria adicionar suas próprias dez moedas de ouro à quantidade de ouro do cidadão. Quando a cruz ficou concluída, o tal cidadão pesou, e percebeu que era mais pesada do que o ouro que ele tinha dado ao jovem. Ele imediatamente começou a repreender o jovem como um ladrão, suspeitando que ele havia tomado parte do ouro e substituiu-o com algum outro metal pesado. Ao ver o indivíduo tão irritado, o ourives confessou sua falta, dizendo:

"Eu adicionei do meu ouro, tal como a viúva deu duas moedas, a fim de receber, com você a recompensa de Cristo."

Ao ouvir isto, o coração do cidadão foi tocado, e, então, disse ao venerável jovem:

". A partir deste dia, eu o terei como meu filho e herdeiro de todos os meus bens."

 


CONTEMPLAÇÃO

Contemplemos a transgressão de Jeroboão e o castigo de Deus (I Reis 12, 13):

1. Como Jeroboão tomou dois bezerros de ouro e ordenou ao povo que os adorassem como deuses;
2. Como o profeta declarou a Jeroboão o descontentamento de Deus, e milagrosamente despedaçou o altar dos ídolos;
3. Como Jeroboão levantou a mão contra o profeta, e ela ficou atrofiada, e só depois das orações do profeta foi restaurada. 




HOMILIA

Sobre a Veracidade do Testemunho de Cristo 


"Eu dou testemunho de Mim mesmo, e o Meu testemunho é verdadeiro" (João 8:14).

A luz é tida como uma fiel testemunha ao testemunhar a existência do sol, e isto é fato. Da mesma forma, as testemunhas do Senhor Jesus também verdadeiramente testificam tudo o que Ele testemunhou. Ele desceu aos homens como Testemunha celestial, para afirmar a existência do Deus Trino, a existência do mundo angélico e das almas dos homens, o amor de Deus para os homens, a providência de Deus para com os homens, o poder da justiça sobre a injustiça, o poder da verdade sobre a mentira, a bendita imortalidade dos justos e o tormento eterno dos pecadores, a ressurreição dos mortos, o julgamento de Deus e muitas outras coisas que os homens - sob o véu do pecado - só os percebem por uma tênue intuição, ignorando-os ou possuindo uma débil convicção.

Acima de tudo, Jesus testemunhou que Ele É o Filho do Deus vivo, igual ao Pai e igual ao Espírito Santo de Deus em essência, poder e amor. Para ser Testemunha, teve que testemunhar primeiro de Si mesmo, para que, por Seu testemunho, ao falar de outros mistérios, Ele fosse crido.

Do ponto de vista de uma verdade pura e imutável, cada testemunho de Cristo é verdadeiro; mas do ponto de vista dos judeus obscurecidos, isto não podia ser verdade. Para Deus, aos anjos de Deus,  aos justos, para a eternidade e por todos os tempos - Seu testemunho é verdadeiro, e é por isto que Ele também disse: Meu testemunho é verdadeiro. Mas, para as mentes obscurecidas dos pecadores endurecidos, este testemunho não é verdadeiro. Foi por isso que Ele anteriormente dissera aos judeus:

Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não é verdadeiro (João 5:31). Em outras palavras; "Não é verdade para vocês, judeus, mas na sua essência é verdade em si mesma."

Ó Bendito Senhor Jesus, Filho do Deus Vivo e nosso único Salvador, livra-nos da fraqueza de uma mente pecaminosa, e das maldades de um coração perverso. Ilumina-nos com a luz das Tuas palavras, Tu que És eternamente verdadeiro.


A Ti a glória e o louvor para sempre. Amém!

Dos Prólogos de Ohid

Nenhum comentário: