A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Milagre no Rio Jordão na Festa da Teofania




Este vídeo específico (http://youtu.be/CfmrqZwUjCQ) foi gravado por uma câmera de telefone celular um dia antes do dia da Epifania (de acordo com o Calendário Juliano, em 18 de janeiro, de acordo com o "novo", o chamado calendário gregoriano) em 2006, durante a bênção das águas que acontece todos os anos no mesmo dia, no Jordão, no mesmo local onde Jesus Cristo foi batizado.

Aqueles que visitaram a Terra Santa ou aqueles que pretendem visitar no futuro, devem saber que quando se está no lado israelense, a corrente do Jordão flui sempre para a direita. Isso pode ser confirmado por qualquer pessoa que visite a Jordânia, em qualquer época do ano.

Todos os anos, no entanto, no mesmo dia (o dia antes do dia da Epifania de acordo com o Calendário Juliano, 18 de janeiro, de acordo com o "novo" calendário gregoriano), durante a bênção das águas, o mesmo milagre se repete (alguns anos, com mais intensidade) que, de acordo com a nossa Santa Igreja, ocorreu quando Jesus entrou no Jordão para ser batizado por São João: "o Jordão inverteu seu fluxo".

Durante a cerimônia, que foi conduzida pelo Patriarca Theophilus, de  Jerusalém  e por um dos Padres Ortodoxos da Jordânia (que pudemos ver na outra margem do rio, no lado jordaniano) as águas continuam a fluir, como de costume para a direita. No entanto, assim que o Patriarca e o Padre Jordaniano lançaram a cruz no rio, cantando "En Iorthani Vaptizomenou Sou Kyrie" (que significa "Durante o seu batismo no Jordão, Senhor"), as águas começaram misteriosamente a borbulhar em alguns lugares. O borbulhar então se espalhou, e o rio desenvolveu duas correntes: Uma fluindo para a direita e outra para a esquerda, vindo depois a se fundirem, fazendo um só caminho: o inverso à correnteza cotidiana.

Um grito de surpresa e admiração rompeu das 5.000 pessoas presentes, animando o deserto judaico. Elas tinham dificuldade em acreditar no que seus próprios olhos podiam ver, exatamente como foi há 2.000 anos, quando o Jordão inverteu seu fluxo no momento em que Jesus Cristo entrou suas águas. "

O fenômeno aconteceu enquanto as duas cruzes permaneciam no rio. Logo após as cruzes serem retiradas, o Jordão vai paulatinamente voltando para o seu curso original (para a direita).


Nenhum comentário: