A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

quinta-feira, 21 de junho de 2012


Fé Ortodoxa em Cuba dá primeiros passos

Milena Faustova
20.06.2012, 15:54
Fé Ortodoxa em Cuba dá primeiros passos
A igreja de Ícone da Nossa Senhora de Kazan
Foto: AFP 
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog

Na província ocidental cubana - Pinar del Rio – foi pela primeira vez celebrado o culto litúrgico da Igreja Cristã Ortodoxa em que participaram tanto os russos residentes na Ilha da Liberdade, como os cubanos étnicos.

Acontece que em Cuba se tem dedicado cada vez mais atenção à Fé Ortodoxa e à Igreja Ortodoxa Russa, revelou em entrevista à emissora VR o pároco da igreja do Ícone da Nossa Senhora de Kazan em Havana, Dmitri Orekhov.
"Os habitantes da ilha se convertem em cristianismo ortodoxo, conservando uma atitude positiva em relação à Rússia e à antiga União Soviética. Além disso, têm em alto apreço a cultura tradicional russa. Por exemplo, na nossa igreja paroquial há uma biblioteca, cursos de língua russa e uma sala onde se exibem filmes russos. O idioma russo também pode ser aprendido na Universidade de Havana. Assim, aos poucos, através do aspecto cultural, os cubanos vão tomando conhecimento da espiritualidade ortodoxa e acabam por adotar a Ortodoxia. Na nossa igreja que, aliás, foi construída há bem pouco tempo, já se converteram 15 cubanos."
A igreja de Ícone da Nossa Senhora de Kazan surgiu em 2008, sendo, até hoje, um único templo ortodoxo na ilha e chamado, com frequência, a casa de amizade dos povos russo e cubano. As obras foram iniciadas com um consenso do líder cubano Fidel Castro que até arranjara um mosaico esplendido para embelezar a nossa igreja.
Mas a história da Ortodoxia russa na Ilha de Liberdade remonta aos finais do século XVIII, altura em que as pessoas oriundas da Rússia começaram a visitar esta rica província ultramarina de Espanha. Nos anos 20 do século XX, em Cuba desembarcaram representantes da primeira onda de imigração russa. Hoje em dia, segundo dados oficiais, em Cuba residem 10 mil falantes russos entre os quais os naturais da Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia e outras ex-republicas da extinta URSS. Num único templo russo não podem caber todos os crentes que se reúnem para a oração e cujo número tende a crescer.
"Curioso será notar que as dioceses católicas da ilha concedem espaços de suas igrejas para a celebração de cultos ortodoxos, como é no caso da Pinar del Rio."
"Temos mantido boas relações com outras confissões cristãs, o que contribui para a conservação do Cristianismo", - adianta o padre Dmitri.
Atualmente em Cuba se desenvolvem também as práticas locais pagãs como a assim chamada santéria . Por isso, os cristãos ortodoxos, católicos e protestantes compreendem a necessidade de consolidar a Fé Cristã e, nessa vertente, temos colaborado com as demais confissões para que o povo cubano venha tomar juízo e possa perceber e aceitar a Verdade. Com certeza, a maior parte dos cubanos professa o Cristianismo, mas ao longo de decênios, os crentes foram tratados com desprezo. Todavia, presentemente, na área religiosa, a situação tem vindo a mudar para o melhor. A ilha foi visitada pelo Papa de Roma. Como se vê, para o florescimento do Cristianismo existem vários fatores positivos e, digamos assim, um terreno propício.
Cumpre indicar que, atualmente, em vários países da America do Sul, foram abertas 50 igrejas e paróquias do Patriarcado de Moscou. As obras de construção em larga escala foram realizadas graças ao processo de reunificação da Igreja Ortodoxa Russa e da Igreja Ortodoxa Russa no Exterior. Lembre-se que, há exatamente 5 anos, em 17 de maio de 2007, na capital russa foi celebrada a Ata de Comunhão Canônica que pôs termo à cisma entre duas partes da Ortodoxia Russa – o Patriarcado de Moscou e a Igreja ortodoxa Russa no Exterior.

Fonte: Voz da Rússia

Nenhum comentário: