A Fé Antiga e Perene Falando ao Mundo Atual: Temas Teológicos, Notícias, Reportagens, Comentários e Entrevistas à luz da Fé Ortodoxa.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Mensagem de SS. Bartolomeu I aos Participantes de Taizé.

bartlomeu I Sua Santidade Patriarca Ecumênico e de Constantinopla Bartolomeu I, e Sua Beatitude Patriarca de Moscou, Aléxis II, enviaram mensagens de congratulaçlões e recomendações aos jovens participantes do 30º Encontro de Oração da comunidade ecumênica de Taizé.

Eis a mensagem do Patriarca Ecumênico:

“Caros jovens cristãos,

Com alegria, informamo-nos do 30º Encontro Europeu de jovens, organizado em Genebra. Através de nosso representante, o Metropolita da Suíça, Mgr Jérémie, cumprimentamos a todos os participantes com o desejo que o nosso Senhor vos abençoe.

O lugar dos jovens que desejam viver o Evangelho na sociedade contemporânea não é fácil. Vivemos numa época onde reina um relativisme dos valores. Frequentemente os jovens são confrontados à mentira, o desrespeito da dignidade humana, à injustiça e a desigualdade sociais, à dureza da exploração, a violência pela qual um grupo de homens impõe-se ao outro e uma nação sobre a outra. Para nós, não existe outro caminho senão o de seguir Cristo. É o único a dar uma resposta aos problemas que atormentam o mundo. Mas, é necessário lembrar que Cristo não é simplesmente um reformador social. A fé em Jésus como Messias é a fé nele como Deus e Senhor. Por tal fé, o ser humano nasce de Deus, dado que vive realmente em Deus: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus, e todo aquele que ama Ao que O gerou, ama ao que d'Ele é nascido” (1 João 5,1).

Não existe vida, de verdade e justiça fora de Cristo. Se estivermos em Cristo e se ele estiver em nós, então a verdade e a justiça residirão estarão conosco, e o amor de Deus fará de nós os Seus filhinhos para que, tal como os filhos devem ser livres perante seus pais, também sejamos nós livres perante Deus, O qual respeita infinitamente a liberdade humana e, na sua abundante misericórdia, a concedeu esta liberdade ao humanos como um dos seus dons mais inestimáveis. Não é possível que uma verdadeira justiça existe sem Cristo. Se o homem não renunciar o seu desejo de dominar sobre os outros, nunca poderá viver a justiça de Deus; mas continuar-lhe -á a ser estrangeiro. Com estes pensamentos, cumprimentamos a iniciativa de Taizé, esta comunidade abençoada. Oramos para que o encontro deste ano se constitua para todos os participantes uma faísca que transfigure a vossa vida e vos ponha de acordo com o desejo do Pai das Luzes.”

Nenhum comentário: