O patriarca Kirill apelou à paz entre a Rússia e a Ucrânia, que devem evitar qualquer conflito armado.
O chefe da igreja ortodoxa russa discursava em Sebastopol, na península da Crimeia, que acolhe as frotas das duas ex-repúblicas soviéticas e que é fonte de tensões entre os países vizinhos.
A península é habitada na sua maioria por russófonos e o sentimento pró russo é muito forte
Recordando o desmantelamento da URSS, Kirill declarou que hoje existem naquele local duas frotas e não uma. Frotas que servem os mesmos irmãos. os irmãos de fé.
A Crimeia, que abriga a frota russa do Mar Negro em Sebastopol, é mais uma fonte de divergências entre Moscovo e Kiev. A Ucrânia insiste na partida dos navios russos em 2017.
O patriarca está a meio de uma visita de 10 dias à Ucrânia, vista como uma demonstração de força da igreja ortodoxa russa, que considera o país vizinho como território canónico. Mas Kiev reclama uma igreja independente, ideia rejeitada por Moscovo.
Um comentário:
Caro Padre Mateus,
Obrigada pela informação. Já alterei no blog. Mas, costumo pesquisar detalhadamente tudo que escrevo. Nesse caso, usei como fonte o livro de História "Das cavernas ao terceiro milênio", de Patricia Braick e Myriam Mota, Editora Moderna, segunda edição, página 85. Eu imaginava que um livro didático fosse fonte segura. Acho que me enganei.
Um abraço
Claudia Liechavicius
Postar um comentário