O patriarca Kirill apelou à paz entre a Rússia e a Ucrânia, que devem evitar qualquer conflito armado.
O chefe da igreja ortodoxa russa discursava em Sebastopol, na península da Crimeia, que acolhe as frotas das duas ex-repúblicas soviéticas e que é fonte de tensões entre os países vizinhos.
A península é habitada na sua maioria por russófonos e o sentimento pró russo é muito forte
Recordando o desmantelamento da URSS, Kirill declarou que hoje existem naquele local duas frotas e não uma. Frotas que servem os mesmos irmãos. os irmãos de fé.
A Crimeia, que abriga a frota russa do Mar Negro em Sebastopol, é mais uma fonte de divergências entre Moscovo e Kiev. A Ucrânia insiste na partida dos navios russos em 2017.
O patriarca está a meio de uma visita de 10 dias à Ucrânia, vista como uma demonstração de força da igreja ortodoxa russa, que considera o país vizinho como território canónico. Mas Kiev reclama uma igreja independente, ideia rejeitada por Moscovo.
Caro Padre Mateus,
ResponderExcluirObrigada pela informação. Já alterei no blog. Mas, costumo pesquisar detalhadamente tudo que escrevo. Nesse caso, usei como fonte o livro de História "Das cavernas ao terceiro milênio", de Patricia Braick e Myriam Mota, Editora Moderna, segunda edição, página 85. Eu imaginava que um livro didático fosse fonte segura. Acho que me enganei.
Um abraço
Claudia Liechavicius