No dia 29 de novembro aconteceu, na residência do superior do mosteiro de S. Daniel, uma mesa redonda consagrada a "A Catequese na Igreja de hoje: questões, experiência, vias de desenvolvimento". Esta manifestação foi organizada pelo Departamento Sinodal de Educação Religiosa e da Catequese assim como pelo Centro Patriarcal de Desenvolvimento Espiritual das Crianças e da Juventude junto ao Mosteiro S.Daniel, em Moscou. Já há dois anos o Departamento Sinodal de Educação Religiosa e da Catequese trabalha na elaboração de um documento oficial intitulado"Problemas, princípios e formas de organização da atividade de catequese na Igreja Ortodoxa da Rússia". Um manual "Catequese na Igreja da Rússia Hoje", destinado aos alunos dos cursos de formação de catequistas, dos missionários e dos pedagogos, foi composto neste plano.
O objetivo da mesa redonda era, de um lado, debater os assuntos ligados a catequese na Igreja Ortodoxa da Rússia Hoje, os problemas que ela encontra e suas perspectivas, e, de outro lado, ajudar os autores do manual a levar adiante a sua obra. A mesa redonda foi composta por padres e leigos diretamente envolvidos nas questões teóricas ou práticas ligadas à catequese, provenientes de Moscou, São Petersburgo, Ninji-Novgorod, Kalouga e etc. O Instituto S. Filarete foi representado>pelo catequista V. I. Iakountsev.
A reunião foi aberta pelo superior do mosteiro de S.>Daniel, o Arquimandrita Alexis Polikarpov, que leu a mensagem do patriarca Alexis. O patriarca ressaltava em sua mensagem a importância e a atualidade do tema abordado pela mesa redonda, chamando a atenção para o fato de que a catequese é necessária não apenas àqueles que se preparam para o batismo, mas também àqueles que foram batizados sem preparação, de uma maneira formal, sem ter recebido o dom de "renascer para o alto" (João 3,7). Todos os participantes da mesa redonda se pronunciaram a favor de que a catequese pré-batismal dos adultos se torne uma norma. No que concerne o batismo das crianças, é indispensável neste caso proceder a uma catequese dos pais e padrinhos, pois a Igreja não batiza crianças senão por exceção, exprimindo assim sua confiança nos pais e padrinhos. Foi também evocado a necessidade de publicar um documento oficial, uma doutrina da catequese, pois na consciência em massa da Igreja existem preconceitos contra a catequese e os que dela se ocupam. O arcipreste Dimitri Smirnov emitiu a opinião de que mais de 50% dos padres da Igreja Ortodoxa da Rússia teriam eles próprios necessidade de catequese.
Ao longo das discussões algumas dificuldades e questões ligadas à catequese foram sinalizadas. Entre elas: 1.) a inversão de prioridades da vida eclesial, quando a restauração de locais e seu rendimento (lucro) tem prioridade sobre a preocupação com o homem e sua eclesialização; 2.) a necessidade de uma vida comunitária para uma plena catequese; 3.) a insuficiência do catecismo de S. Fialarete de Moscou e a necessidade de se redigir um novo; 4.) o emprego insuficiente das potencialidades catequistas da liturgia ("a Liturgia dos catecúmenos"); 5.) a tendência de caçar o inimigo que prevalece no seio da Igreja e cujas vítimas que caem são os membros mais criativos em primeiro lugar, aqueles que empreendem qualquer coisa nova.
Entre as prioridades foram citadas a necessidade de elaborar uma concepção comum concernente ao que deve ser a "eclesialização". É, com efeito, a perda da compreensão desta realidade e a redução de critérios de eclesialidade que são em grande parte a origem do declínio da catequese nos séculos V e VI. À luz desta constante, mostra-se a importância que a catequese atinja seu objetivo: a eclesialização do homem, enquanto que as formas que ela toma podem ser diversas. Foi notadamente proposto que se leve em conta a experiência acumulada no domínio da catequese, aí compreendido, entre os heterodoxos. Segundo os participantes, a esperança concernente a um renascimento da catequese repousa essencialmente sobre as iniciativas privadas de entusiastas, padres ou leigos. Lembramos-nos notadamente como, ao longo desses últimos vinte anos, pouco a pouco se impôs na Igreja a prática da comunhão freqüente, graças ao esforço de alguns padres.
Os organizadores da mesa redonda apelaram a todos os catequistas a se mostrarem solidários e dividirem suas experiências. Eles pediram também aos participantes de lhes enviarem suas proposições concernentes a redação de uma doutrina da catequese e de manuais, e assim tomarem parte na sua elaboração. Concluindo, foi ressaltada a necessidade de organizar um largo debate em torno da doutrina da catequese a fim de preparar sua recepção na hierarquia da Igreja.
O objetivo da mesa redonda era, de um lado, debater os assuntos ligados a catequese na Igreja Ortodoxa da Rússia Hoje, os problemas que ela encontra e suas perspectivas, e, de outro lado, ajudar os autores do manual a levar adiante a sua obra. A mesa redonda foi composta por padres e leigos diretamente envolvidos nas questões teóricas ou práticas ligadas à catequese, provenientes de Moscou, São Petersburgo, Ninji-Novgorod, Kalouga e etc. O Instituto S. Filarete foi representado>pelo catequista V. I. Iakountsev.
A reunião foi aberta pelo superior do mosteiro de S.>Daniel, o Arquimandrita Alexis Polikarpov, que leu a mensagem do patriarca Alexis. O patriarca ressaltava em sua mensagem a importância e a atualidade do tema abordado pela mesa redonda, chamando a atenção para o fato de que a catequese é necessária não apenas àqueles que se preparam para o batismo, mas também àqueles que foram batizados sem preparação, de uma maneira formal, sem ter recebido o dom de "renascer para o alto" (João 3,7). Todos os participantes da mesa redonda se pronunciaram a favor de que a catequese pré-batismal dos adultos se torne uma norma. No que concerne o batismo das crianças, é indispensável neste caso proceder a uma catequese dos pais e padrinhos, pois a Igreja não batiza crianças senão por exceção, exprimindo assim sua confiança nos pais e padrinhos. Foi também evocado a necessidade de publicar um documento oficial, uma doutrina da catequese, pois na consciência em massa da Igreja existem preconceitos contra a catequese e os que dela se ocupam. O arcipreste Dimitri Smirnov emitiu a opinião de que mais de 50% dos padres da Igreja Ortodoxa da Rússia teriam eles próprios necessidade de catequese.
Ao longo das discussões algumas dificuldades e questões ligadas à catequese foram sinalizadas. Entre elas: 1.) a inversão de prioridades da vida eclesial, quando a restauração de locais e seu rendimento (lucro) tem prioridade sobre a preocupação com o homem e sua eclesialização; 2.) a necessidade de uma vida comunitária para uma plena catequese; 3.) a insuficiência do catecismo de S. Fialarete de Moscou e a necessidade de se redigir um novo; 4.) o emprego insuficiente das potencialidades catequistas da liturgia ("a Liturgia dos catecúmenos"); 5.) a tendência de caçar o inimigo que prevalece no seio da Igreja e cujas vítimas que caem são os membros mais criativos em primeiro lugar, aqueles que empreendem qualquer coisa nova.
Entre as prioridades foram citadas a necessidade de elaborar uma concepção comum concernente ao que deve ser a "eclesialização". É, com efeito, a perda da compreensão desta realidade e a redução de critérios de eclesialidade que são em grande parte a origem do declínio da catequese nos séculos V e VI. À luz desta constante, mostra-se a importância que a catequese atinja seu objetivo: a eclesialização do homem, enquanto que as formas que ela toma podem ser diversas. Foi notadamente proposto que se leve em conta a experiência acumulada no domínio da catequese, aí compreendido, entre os heterodoxos. Segundo os participantes, a esperança concernente a um renascimento da catequese repousa essencialmente sobre as iniciativas privadas de entusiastas, padres ou leigos. Lembramos-nos notadamente como, ao longo desses últimos vinte anos, pouco a pouco se impôs na Igreja a prática da comunhão freqüente, graças ao esforço de alguns padres.
Os organizadores da mesa redonda apelaram a todos os catequistas a se mostrarem solidários e dividirem suas experiências. Eles pediram também aos participantes de lhes enviarem suas proposições concernentes a redação de uma doutrina da catequese e de manuais, e assim tomarem parte na sua elaboração. Concluindo, foi ressaltada a necessidade de organizar um largo debate em torno da doutrina da catequese a fim de preparar sua recepção na hierarquia da Igreja.
Tradução: Emília Machado
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