O Patriarca de Moscou e de toda Rússia, Cyrilo de Smolensk, chegou a Constantinopla (Istambul) neste último 4 de julho para uma visita fraterna ao Patriarcado Ecumênico. Esta é a primeira de uma série de vistas que ele fará a todas as demais Igrejas locais, conforme reza a tradição do Oriente.
Após ofício realizado na Catedral de São Jorge, S.S Bartolomeu I e Sua Beatitude Cyrilo se dirigiram para a residência do Patriarcal, onde em seu salão principal discursaram.
Em sua saudação de anfitrião, Bartolomeu I lembrou que conhecia o novo Patriarca Russo desde os tempos que ele, então Arquimandrita, representava a Igreja Russa no Concílio Mundial de Igrejas, e que a escolha de Cyrilo como Patriarca da Rússia, não o surpreendeu, devido aos grandes serviços por ele prestados à Igreja.
Por sua parte, o Patriarca Cyrilo recordou os laços que unem a Igreja Russa à Igreja de Constantinopla, da qual é filha e, que ele, Cyrilo, estava particularmente emocionado ao visitar a cidade que está gravada na memória de todo russo. Por fim, anunciou o seu programa de visitas a todas as igrejas ortodoxas e expressou sua convicção de sua visita contribuirá para renovar os laços fraternos entre os dois principais Patriarcados da Igreja Uma, santa, Católica e Apostólica.
Fonte: Igreja Russa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.