terça-feira, 26 de junho de 2007

Não Opor Resistência ao Mau

Há homens que desejam aos seus inimigos e aos inimigos da Igreja as penas e os tormentos do fogo eterno. Eles não conhecem o amor de Deus ao pensarem assim. Quem tem o amor e a humildade de Cristo chora e reza por todo o mundo.
Senhor, tal como tu rezaste pelos teus inimigos, ensina-nos, pelo teu Santo Espírito, a também nós os amarmos e rezarmos por eles com lágrimas. Contudo, isso é muito difícil para nós, pecadores, se a tua graça não está connosco!...
Se a graça do Espírito Santo está no coração de um homem, mesmo numa quantidade ínfima, esse homem chora por todos os homens; ele tem ainda mais pena dos que não conhecem Deus ou que lhe resistem. Ele reza por eles dia e noite, a fim de que se convertam e reconheçam Deus. Cristo rezou pelos que o crucificavam: “Pai, perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34). Estêvão também rezava pelos seus perseguidores, a fim de que Deus não lhes imputasse esse pecado… (Ac 7,60). É preciso rezar pelos nossos inimigos se queremos conservar a graça, porque quem não tem compaixão do pecador não tem em si a graça do Espírito Santo. Louvor e graças a Deus e à sua grande misericórdia, porque ele nos concedeu, a nós homens, a graça do Espírito Santo.
S. Siluane (1866-1938), Escritos Espirituais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.