domingo, 19 de janeiro de 2014

Milagre no Rio Jordão na Festa da Teofania




Este vídeo específico (http://youtu.be/CfmrqZwUjCQ) foi gravado por uma câmera de telefone celular um dia antes do dia da Epifania (de acordo com o Calendário Juliano, em 18 de janeiro, de acordo com o "novo", o chamado calendário gregoriano) em 2006, durante a bênção das águas que acontece todos os anos no mesmo dia, no Jordão, no mesmo local onde Jesus Cristo foi batizado.

Aqueles que visitaram a Terra Santa ou aqueles que pretendem visitar no futuro, devem saber que quando se está no lado israelense, a corrente do Jordão flui sempre para a direita. Isso pode ser confirmado por qualquer pessoa que visite a Jordânia, em qualquer época do ano.

Todos os anos, no entanto, no mesmo dia (o dia antes do dia da Epifania de acordo com o Calendário Juliano, 18 de janeiro, de acordo com o "novo" calendário gregoriano), durante a bênção das águas, o mesmo milagre se repete (alguns anos, com mais intensidade) que, de acordo com a nossa Santa Igreja, ocorreu quando Jesus entrou no Jordão para ser batizado por São João: "o Jordão inverteu seu fluxo".

Durante a cerimônia, que foi conduzida pelo Patriarca Theophilus, de  Jerusalém  e por um dos Padres Ortodoxos da Jordânia (que pudemos ver na outra margem do rio, no lado jordaniano) as águas continuam a fluir, como de costume para a direita. No entanto, assim que o Patriarca e o Padre Jordaniano lançaram a cruz no rio, cantando "En Iorthani Vaptizomenou Sou Kyrie" (que significa "Durante o seu batismo no Jordão, Senhor"), as águas começaram misteriosamente a borbulhar em alguns lugares. O borbulhar então se espalhou, e o rio desenvolveu duas correntes: Uma fluindo para a direita e outra para a esquerda, vindo depois a se fundirem, fazendo um só caminho: o inverso à correnteza cotidiana.

Um grito de surpresa e admiração rompeu das 5.000 pessoas presentes, animando o deserto judaico. Elas tinham dificuldade em acreditar no que seus próprios olhos podiam ver, exatamente como foi há 2.000 anos, quando o Jordão inverteu seu fluxo no momento em que Jesus Cristo entrou suas águas. "

O fenômeno aconteceu enquanto as duas cruzes permaneciam no rio. Logo após as cruzes serem retiradas, o Jordão vai paulatinamente voltando para o seu curso original (para a direita).


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A Festa da Circuncisão do Nosso Senhor Jesus Cristo


A Santa Tradição observa a Festa da Circuncisão de nosso Senhor, oito dias depois da Natividade . Esta Festa é comemorada em 01 de janeiro e não tem nem uma “Pré-Festa” e nem uma “Pós-Festa”.

No oitavo dia após seu nascimento, nosso Senhor Jesus Cristo foi circuncidado de acordo com a Lei do Antigo Testamento. Todos os bebês do sexo masculino foram submetidos a circuncisão como um sinal da aliança de Deus com o santo Antepassado Abraão e seus descendentes (Gênesis 17:10-14, Lev. 12:3).

Após este ritual do Divino Infante foi dado o nome de Jesus, como o Arcanjo Gabriel declarou no dia da Anunciação para a Santíssima Theotokos (Lucas 1:31-33, 2:21). Os Padres da Igreja explicam que o Senhor, o Criador da Lei, passou pela circuncisão a fim de dar às pessoas um exemplo de como fielmente os preceitos Divinos devem ser cumpridos. O Senhor foi circuncidado para que mais tarde ninguém tivesse dúvida de que Ele realmente havia assumido a carne humana, e que a Sua encarnação não foi meramente uma ilusão, como certos hereges (Docetistas) ensinavam.

No Novo Testamento, o ritual da circuncisão deu lugar ao mistério do batismo, do qual era prefiguração (Colossenses 2:11-12). Ao cumprir a Lei da circuncisão, Nosso Senhor queria significar que Ele é a plenitude e a conclusão da Antiga Aliança. São Paulo diz, na epístola Lição lida na festa:

“Pois [Jesus] toda a plenitude da divindade habita corporalmente, e você veio para a plenitude da vida nele, que é a cabeça de todo poder e autoridade. Nele também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos, colocando fora do corpo de carne na circuncisão de Cristo” (Cl 2:9-11).

Os primeiros relatos da Festa da Circuncisão do Senhor se dão a partir dos meados do século IV. Um Canon da Festa foi escrito por Santo Estêvão do Mosteiro de São Sava (28 de outubro e 13 de Julho).

Além da circuncisão, que o Senhor aceitou como um sinal da aliança de Deus com a humanidade, Ele também recebeu o Nome de Jesus (Salvador), no oitavo dia após seu nascimento como uma indicação de seu serviço e obra da salvação do mundo ( Mt.1: 21, Marcos 9:38-39, 16:17, Lucas 10:17, Atos 3:06, 16; Phil 2:9-10). Estes dois eventos, a circuncisão do Senhor e Sua Nomeação, recordam aos cristãos que eles têm entrado em uma nova aliança com Deus e "são circuncidados com a circuncisão não feita por mãos, no despojo do corpo dos pecados da carne, a circuncisão de Cristo" (Colossenses 2:11). O próprio nome "cristão" é um sinal de entrada da humanidade para uma Nova Aliança com Deus.